Pular para o conteúdo principal

Desenho de garota jogando vôlei, rapaz jogando basquete e rapaz com olhos vendados jogando futebol. À direita, acima, a sigla JEBH, Jogos Escolares de Belo Horizonte, e à esquerda, abaixo, o brasão da Prefeitura e os dizeres Prefeitura de Belo Horizonte: governando para quem precisa.
Arte: PBH

Inscrições para os Jogos Escolares de BH começam no dia 3/4

criado em - atualizado em
O período de inscrições para os Jogos Escolares de Belo Horizonte (JEBH) começa na terça-feira, dia 3 de abril. Até o dia 6, dirigentes de instituições de ensino das redes municipal, estadual e particular, além de centros socioeducativos e escolas de práticas de paradesportos, poderão se inscrever na competição. O JEBH é realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) pelo segundo ano consecutivo, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e da Secretaria Municipal de Educação. 


As instituições poderão inscrever os alunos e o responsável técnico pela delegação em cada uma das 25 modalidades esportivas disponíveis. As inscrições deverão feitas por meio deste link. No site da PBH também estão postadas outras informações, além do regulamento geral e de cada modalidade esportiva.


De acordo com Elberto Furtado, secretário municipal de Esportes e Lazer, a competição tem o objetivo de valorizar a prática esportiva e a construção da cidadania na comunidade escolar.


 
Etapas

De abril a junho, o cronograma de ações do JEBH inclui inscrições, congresso técnico e realização dos jogos nas modalidades atletismo, atletismo PCD (Pessoas com Deficiência), badminton, basquetebol, bocha PCD, ciclismo, futsal, futebol de 5 (masculino), futebol de 7 (masculino), ginástica rítmica (feminino), goalball, handebol, judô, judô PCD, luta olímpica, natação, natação PCD, peteca, tênis de mesa, tênis de mesa PCD, tênis em cadeira de rodas, voleibol, voleibol de praia, voleibol sentado e xadrez, nos naipes masculino e feminino.


A competição será dividida em dois módulos. No Módulo I, participam alunos de 12 a 14 anos (nascidos em 2004, 2005 e 2006), e, no Módulo II, alunos de 15 a 17 anos (nascidos nos anos de 2001, 2002 e 2003).


Os Jogos Escolares de Belo Horizonte também são uma seletiva para os Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG). Após a seletiva estadual, as escolas estão aptas a representar Belo Horizonte nos Jogos Escolares da Juventude, organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) e pelo Ministério do Esporte.


No ano passado, o JEBH teve a participação de 1.600 alunos de 78 escolas das redes municipal, estadual e particulares, além de instituições das áreas socioeducativas e do paradesporto.