Pular para o conteúdo principal

Inscrição para visita de professores aos bastidores do Zoo terminam nesta semana
Humberto Mello

Inscrição para visita de professores aos bastidores do Zoo termina nesta semana

criado em - atualizado em

Terminam neste domingo (22), as inscrições para o projeto “Visita Guiada para Professores” da Zoobotânica de BH. Neste mês, educadores das redes pública e privada de ensino irão conhecer um pouco mais sobre os bastidores do Zoológico. A atividade será no dia 28 de outubro, das 8h30 às 12h30. Os interessados podem se inscrever pelo Portal de Serviços da PBH, selecionando visita guiada para professores. A última edição de 2023 do projeto será em novembro com a visita aos bastidores do Aquário do Rio São Francisco.  

A proposta é que os educadores conheçam um pouco mais das ações de conservação e cuidados com os animais da instituição, entendam o papel que os Zoos desempenham na preservação da biodiversidade e saibam mais sobre as parcerias e planos nacionais de conservação, dos quais o Zoo de BH faz parte. Os profissionais também aprenderão sobre as espécies, hábitos, características e as ameaças às quais cada uma está submetida na natureza. 

Podem participar professores, coordenadores pedagógicos, monitores, assistentes de classe e estagiários em atividade nas escolas, que estiverem se preparando para realizar visitas com alunos ao Zoológico. 

Temáticas diversificadas 

A visita guiada é realizada uma vez por mês, sempre aos sábados, com duração aproximada de 4 horas, para grupos de no mínimo 10 participantes e máximo 30. Há alternância nas temáticas, sendo um mês focado nos bastidores do Zoológico e o outro no do Aquário do Rio São Francisco. 

Por meio de informações teóricas e vivências em campo, os participantes conhecem o trabalho desenvolvido pelo Zoológico, a importância dele na conservação das espécies e a rotina de cuidados com os animais que estão sob cuidados da instituição. A partir desses conhecimentos, os educadores poderão ser multiplicadores de ações para conservação da biodiversidade, além de, ao programarem visitas ao Zoo com os alunos, ganharem mais autonomia, podendo montar os roteiros de acordo com os perfis das turmas, estando também aptos a explicar e esclarecer diretamente aos alunos as principais dúvidas e curiosidades que envolvem o cuidado de animais em Zoológicos. 

Os participantes receberão como material de apoio o “Livro Ilustrado da Zoobotânica”, com imagens e ilustrações aquareladas de espécies da fauna e flora, produzidas por ilustradoras científicas, e também espaços representativos da Zoobotânica, além de informações complementares.