Pular para o conteúdo principal

 Fêmea de arara-azul-de-lear chega ao Zoológico de BH
Humberto Mello/PBH

Fêmea de arara-azul-de-lear chega ao Zoológico de BH

criado em - atualizado em

O Zoológico de BH recebeu nessa quinta-feira (28) uma fêmea de arara-azul-de-lear (Anodorhynchus leari), vinda do Zoológico de São Paulo. Batizada de “Maria Eugênia”, a ave ficará em quarentena sob os cuidados da equipe veterinária, que realizará exames, e da equipe de biologia, que irá acompanhar aspectos comportamentais e de adaptação. Após esse período, Maria Eugênia, apresentando plenas condições de convivência, será incorporada ao plantel do Zoológico de BH para possível pareamento (formação de casal para reprodução).

A espécie encontra-se ameaçada de extinção, incluída na categoria “Em Perigo” (Endangered - EN), segundo classificação da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN). Sendo assim, é importante ressaltar que a chegada ao Zoo de BH tem como objetivo prioritário a conservação da espécie que conta com população atual de aproximadamente 2.200 aves em vida livre. Por meio da reprodução sob cuidados humanos, pretende-se manter uma população de segurança para uma futura reintrodução na natureza, quando possível. O transporte aéreo, resultante do acordo de cooperação entre a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil-AZAB e a LATAM, foi realizado de forma gratuita pelo Avião Solidário da LATAM.

 A ação integra o Plano de Manejo e Conservação da Arara-Azul-de-Lear (PAN), do qual o Zoológico de BH faz parte desde 2007. O objetivo principal é a reunião dos indivíduos dessa espécie, distribuídos em zoológicos e criatórios científicos do Brasil e do exterior, para que sejam possíveis seu pareamento, reprodução e, sendo viável, sua reintrodução na natureza. O PAN é coordenado pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (CEMAVE), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO).

Maria Eugênia chegou ao Zoológico de São Paulo ainda jovem, em 2006, por meio de uma apreensão da Polícia Federal. Com a incorporação ao plantel, o Zoo de BH passa a contar com 11 aves.

 Características da espécie

É uma ave da ordem dos Psittaciformes, da família Psittacidae. Também conhecida como arara e arara-azul-menor, é uma das aves mais raras do mundo, criticamente ameaçada de extinção. O nome científico, “ave de Lear com bico desdentado”, vem do grego anodön (sem dente, desdentado); e rhunkos (bico); e de leari, learii (homenagem ao artista, escritor e explorador inglês Edward Lear (1812-1888). Essa é uma espécie que, na natureza, é encontrada exclusivamente na caatinga baiana, em uma região conhecida como Raso da Catarina, na Bahia.