Pular para o conteúdo principal

Complexo Público Veterinário conclui primeiro semestre com mais de 900 cirurgias
Foto: Divulgação/PBH

Complexo Público Veterinário conclui primeiro semestre com mais de 900 cirurgias

criado em - atualizado em

De janeiro a julho deste ano, o Complexo Público Veterinário de Belo Horizonte realizou mais de 900 procedimentos cirúrgicos de alta, média e baixa complexidade em cães e gatos de tutores que não têm condições de custear um tratamento particular. Esses números se devem, além da qualidade da mão de obra - que conta atualmente com mais de 70 profissionais -, à tecnologia avançada do espaço, onde animais que apresentam a necessidade de cirurgias contam com todo o aparato técnico disponível para que os procedimentos sejam feitos. 

A unidade dispõe de equipamentos de ponta, como aparelhos de raio-x e ultrassonografia, além de utilitários cirúrgicos, como os de anestesia e as máquinas para cirurgia vertebral.  Há também um laboratório de análises clínicas computadorizado. 

Localizado na Rua Pedro Bizoto, 230, no Madre Gertrudes, o Complexo Público Veterinário é composto pelo Centro Médico Veterinário Odete Ferreira Martins, pelo Instituto Médico Veterinário Legal de Belo Horizonte – o primeiro do Brasil – e pelo Grupo de Resgate Animal. A unidade realiza atendimento clínico, de urgências, exames de imagem, laboratoriais, cirurgias e internação, para animais de famílias que moram na capital. 

O Complexo integra as ações da gerência de Defesa dos Animais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e vem para fortalecer à crescente demanda de animais que necessitam de cuidados. 

Além disso, a unidade passou a disponibilizar, no início deste ano, o atendimento especializado a gatos acometidos pela esporotricose, através de um programa de diagnóstico e tratamento da doença, desenvolvido pelo município. É oferecido aos pacientes atendimento, acompanhamento ao longo de seis meses, fornecimento de medicação e reforço alimentar. 

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Zé Reis, o atendimento ofertado é de extrema qualidade.  “O Complexo Público Veterinário de Belo Horizonte apresenta hoje todo o arcabouço técnico necessário para esses animais possam realizar suas cirurgias na própria unidade, com equipamentos de alta tecnologia que abrangem todas as etapas dos procedimentos de urgência e eletivos nela ofertados. Esse material, bem como as equipes de atendimento disponíveis à comunidade, mostram a qualidade dos serviços prestados e o compromisso da Prefeitura de BH com a causa animal no município”, destaca. 

O Complexo Público Veterinário é uma parceria entre a Prefeitura de Belo Horizonte e a Anclivepa-MG, e fica aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, mantendo no período da noite apenas a internação de animais e eventuais atendimentos de emergência. Por dia, são distribuídas cerca de 30 senhas de atendimento. Os documentos necessários para ingresso do usuário são Carteira de Identidade (RG), CPF e comprovante de residência em Belo Horizonte, além de inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).