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Contribuições sobre a Consulta Pública nº 002/2023

INSTRUÇÕES GERAIS


Este Fórum é destinado ao recebimento de  contribuições pertinentes ao projeto de implantação de intervenções para prioridade ao transporte coletivo, para a Av. Abílio Machado, entre Av. Heráclito Mourão de Miranda e o Anel Rodoviário.
 

A Prefeitura de Belo Horizonte tem como uma de suas diretrizes para a melhoria da mobilidade urbana a implantação de ações para a Priorização do Transporte Coletivo. Para atender essa diretriz, foram avaliados e estudados mais de 70 km de vias e corredores, incluindo a Av. Abílio Machado.
 

As intervenções na Av. Abílio Machado irão contemplar a implantação de uma faixa exclusiva entre Av. Heráclito Mourão e Anel Rodoviário, de segunda-feira a sexta-feira, das 6h às 19h30, nos dois sentidos.
 

Tendo em vista a variação das larguras das calçadas e pistas ao longo da via, para viabilizar a Faixa Exclusiva, o projeto propõe a correção dos alinhamentos de meios-fios em muitos trechos para criar uma pista com a largura suficiente para comportar duas faixas por sentido, sendo que uma para os ônibus e a outra para o tráfego em geral.
 

Para melhorar a acessibilidade foi indicada a implantação de rebaixos para pedestres em todas as travessias, inclusive nas vias transversais.

Serão implantados novos pontos semaforizados, seja para controle do tráfego de veículos, seja para a travessia de pedestres.

 

Participe!

Orientações gerais para participação e contribuição:

  • Os documentos objeto desta Consulta estão disponíveis no portal da BHTRANS, em "Consultas Públicas", na seção "Em Andamento" e referentes à CONSULTA PÚBLICA Nº 002/2023.
     
  • Observação: Para registrar sua contribuição basta preencher as informações requeridas ao final da página em "Comentar", informando seus dados e inserir em "Assunto" e "Comentário" o título e o conteúdo, respectivamente, da sua contribuição ao assunto tratado na Consulta Pública.

     

    Em resposta a mensagens recebidas via fórum participativo, a BHTRANS esclarece que:

    As Políticas Nacional e Municipal de Mobilidade Urbana estabelecem por meio de legislações específicas a priorização dos modos coletivos e públicos de transporte e também os deslocamentos a pé e de bicicleta.

    A Prefeitura de Belo Horizonte tem como uma de suas diretrizes para a melhoria da mobilidade urbana a implantação de ações para a Priorização do Transporte Coletivo. Nesta etapa foram avaliados e estudados mais de 70 km de vias e corredores onde as frequências de ônibus são as mais representativas em todas as regiões da cidade e que geram atrasos em suas viagens, inclusive a Av. Abílio Machado. Esta via está inserida no Plano Diretor de Belo Horizonte e para atender a legislação vigente (anexo X da Lei 11.181/2019) foi contemplada a implantação de Faixa Exclusiva para este modal.

    Tendo em vista a variação das larguras das calçadas e pistas ao longo da via, para viabilizar a Faixa Exclusiva será necessária a correção em muitos pontos e trechos do alinhamento dos meios-fios para criar uma pista com a largura regular e suficiente para comportar duas faixas por sentido, sendo uma para os ônibus e a outra para o tráfego em geral. Também foi necessária a regularização das calçadas nestes trechos, eliminando os usos irregulares para estacionamentos. Cabe ressaltar que a maior parte das calçadas manterá largura superior a 3,00m, em alguns trechos menores com média de 2,50m e excepcionalmente com largura inferior, mas sempre respeitando os parâmetros legais para a circulação de pedestres. 

    As vagas de estacionamento suprimidas foram transferidas para as vias transversais. No âmbito da acessibilidade foi indicada a implantação de rebaixos para pedestres em todas as travessias, inclusive nas aproximações das vias transversais e adequação dos existentes. Serão implantados novos pontos semaforizados, seja para controle veicular seja para a travessia de pedestres. Está prevista a implantação de um rotor na Praça Paulo VI com nova sinalização e travessias de pedestres. A interseção com as avenidas Brigadeiro Eduardo Gomes e Heráclito M. de Miranda passará a operar com apenas 2 estágios semafóricos e com nova geometria proporcionando maior fluidez para o tráfego de veículos e mais oportunidades e segurança nas travessias de pedestres.

    Para a implantação da nova sinalização horizontal (marcas viárias) a via será recapeada em toda sua extensão.

    Existe uma carência de área para a modal bicicleta na avenida. Contudo, está sendo indicado uma rota cicloviária passando pelas Av. Ivaí e Brigadeiro Eduardo Gomes e a outra pelas Avenidas João XXIII e Tancredo Neves.

    Nos estudos foi avaliada a possibilidade da criação de um binário entre a Av. Abílio Machado com as Avenidas Ivaí e Brigadeiro Eduardo Gomes. Sua inviabilidade baseou-se principalmente na distância entre os dois corredores, através das vias transversais cujas extensões variam entre 200,0m (duzentos metros) e 500,0m (quinhentos metros) e pelas declividades inapropriadas. Estas distâncias, aclives e declives dificultariam substancialmente o deslocamento dos usuários do transporte coletivo e prejudicariam a micro acessibilidade nas vias da região.

    Está prevista em muitos trechos do Corredor a adequação dos canteiros centrais, onde a largura da pista permitiu, inclusive o prolongamento do canteiro em frente à Rua Bartira para coibir manobras de conversão à esquerda e retornos não regulamentados.

A cidade e os bairros vivem o êxodo regional. Nao precisamos ir ao Centro com o belo comércio da Abilio Machado que se desvalorizará com implantacao de faixa exclusiva para ônibus.... Teremos pista para passear de ônibus e vamos fazer comprar no Centro de BH.... As ruas anexas a Avenida Abílio Machado ja sao lotadas; irá piorar a mobilidade e distância para as compras naquela.

A cidade e os bairros vivem o êxodo regional. Nao precisamos ir ao Centro com o belo comércio da Abilio Machado que se desvalorizará com implantacao de faixa exclusiva para ônibus.... Teremos pista para passear de ônibus e vamos fazer comprar no Centro de Bh... As ruas anexas a Avenida Abílio Machado ja sao lotadas; irá piorar a mobilidade e distância para as compras naquela.

Prezados,

Boa tarde,

A obra do jeito como está proposta vai inviabilizar o funcionamento do POSTO SERRANO, o posto PETROBRAS na esquina da avenida Abílio Machado com Heráclito Mourão de Miranda.

A alça que pretendem fazer para virar a direita da Av. Brigadeiro Eduardo Gomes para a Av. Abílio Machado vai acabar com a entrada do posto pela Av. Abílio Macho e vai dificultar a entrada dos veículos pela saída do posto.

Gostariamos de uma análise mais criteriosa da PBH para verificar que essa alça não é necessária uma vez que a maior parte dos veículos que querem fazer essa conversão ou passam por dentro do posto ou passam por dentro do nosso novo vizinho a AUTO ZONE. Ou seja, esses dois comercios abertos o tempo todo já fazem com que essa conversão a direita fique e muita facilitada.

Salientamos mais um ponto, o risto dessa direita livre conflitar com o transito na Av. Abílio Machado e com a Entrada/Saída do posto, ou seja, atrapalharia mais o cruzamento ao invés de ajudar.

Vale de ressaltar ainda que, sendo assim, em nada o municíio perderia em não fazer essa alça, pelo contrário, continuaria ganhando com um comércio ativo e pagando os impostos.

Nos colocamos à disposição para discutirmos o projeto no local e contribuirmos juntos para a melhoria da cidade.

Certos da apreciação de nossos pedidos, antecipamos os agradecimentos.

Aguardamos retorno,

Atenciosamente,

Sou favorável à implantação da Faixa Exclusiva na Abílio Machado.
Melhor ainda, fazer um binário de circulação em que a venida Abílio Machado entre Heráclito Mpurão de Miranda e Itaú tenha sentido de circulação único no sentido centro e as avenidas Ivaí (1 pista) e Brigadeiro Eduardo Gomes tenha circulação apenas em sentido bairro.

Assim dá para colocar ESTACIONAMENTO ROTATIVO (Já que é impossível estacionar na Abílio Machado enntre 6 e 21hs), faixas exclusivas, adequar semáforos, acessos e travessias e fluxo de trânsito

Acho uma boa para população mas péssimo para o comércio, se ocorrer de ter uma faixa exclusiva para o move, o comércio da avenida Abílio machado iria diminuir mais do que vem diminuindo, o comércio tem que ser fortalecido e não enfraquecido pois, a Abílio machado é um sub centro da região, onde muitas pessoas compram aqui para evitar de ir ao centro de BH ...

Prezados,

Boa tarde,

A obra de implantação da faixa de conversão à direita na Av. Abílio Machado do jeito como está proposta vai inviabilizar o funcionamento do POSTO SERRANO, o posto PETROBRAS na esquina da avenida Abílio Brigadeiro Eduardo Gomes.

A alça que pretendem fazer para virar à direita da Av. Brigadeiro Eduardo Gomes para a Av. Abílio Machado vai acabar com a entrada do posto pela Av. Abílio Macho e vai dificultar a entrada dos veículos pela saída do posto. O posto perderá cerca de 80% do seu movimento e teremos que deixar de funcionar. Hoje o posto gera 15 empregos diretos e contribui pra geração de fluxo na região, embelezamento do cruzamento e valorização dos bairros no entorno.

Gostaríamos de uma análise mais criteriosa da PBH para verificar que essa alça não é necessária uma vez que a maior parte dos veículos que querem fazer essa conversão ou passam por dentro do posto ou passam por dentro do nosso novo vizinho a AUTO ZONE. Ou seja, esses dois comércios abertos o tempo todo já fazem com que essa conversão a direita fique e muita facilitada.

Salientamos mais um ponto, o risco dessa direita livre conflitar com o trânsito na Av. Abílio Machado e com a Entrada/Saída do posto, ou seja, atrapalharia mais o cruzamento ao invés de ajudar. Cabe dizer que hoje o cruzamento funciona bem e não gera engarrafamentos durante todo o dia.

Vale ressaltar ainda que, sendo assim, em nada o município perderia em não fazer essa alça, pelo contrário, continuaria ganhando com um comércio ativo e pagando os impostos.

Nos colocamos à disposição para discutirmos o projeto no local e contribuirmos juntos para a melhoria da cidade.

Certos da apreciação de nossos pedidos, antecipamos os agradecimentos.

Aguardamos retorno.

Atenciosamente,

Marcos Seára
POSTO SERRANO
31-99950-7939

Prezados,

Boa tarde,

A obra de implantação da faixa de conversão à direita na Av. Abílio Machado do jeito como está proposta vai inviabilizar o funcionamento do POSTO SERRANO, o posto PETROBRAS na esquina da Av. Abílio Machado com Av. Brigadeiro Eduardo Gomes.

A alça que pretendem fazer para virar à direita da Av. Brigadeiro Eduardo Gomes para a Av. Abílio Machado vai acabar com a entrada do posto pela Av. Abílio Macho e vai dificultar a entrada dos veículos pela saída do posto. O posto perderá cerca de 80% do seu movimento e teremos que deixar de funcionar. Hoje o posto gera 15 empregos diretos e contribui pra geração de fluxo na região, embelezamento do cruzamento e valorização dos bairros no entorno.

Gostaríamos de uma análise mais criteriosa da PBH para verificar que essa alça não é necessária uma vez que a maior parte dos veículos que querem fazer essa conversão ou passam por dentro do posto ou passam por dentro do nosso novo vizinho a AUTO ZONE. Ou seja, esses dois comércios abertos o tempo todo já fazem com que essa conversão a direita fique e muita facilitada.

Salientamos mais um ponto, o risco dessa direita livre conflitar com o trânsito na Av. Abílio Machado e com a Entrada/Saída do posto, ou seja, atrapalharia mais o cruzamento ao invés de ajudar. Cabe dizer que hoje o cruzamento funciona bem e não gera engarrafamentos durante todo o dia.

Vale ressaltar ainda que, sendo assim, em nada o município perderia em não fazer essa alça, pelo contrário, continuaria ganhando com um comércio ativo e pagando os impostos.

Nos colocamos à disposição para discutirmos o projeto no local e contribuirmos juntos para a melhoria da cidade.

Certos da apreciação de nossos pedidos, antecipamos os agradecimentos.

Aguardamos retorno.

Atenciosamente,

Marcos Seára
POSTO SERRANO
31-99950-7939

Sou contrário a está implantação. Temos 2 gargalos que deixam fluxo ruim : anel rpx praça São Vicente e 2 Abílio Machado c Av Heráclito Mourão (onde foi implantado ciclovia e piorou ainda mais trânsito. Estreitando ainda mais a faixa de trânsito) . Sugiro canteiro central diminuindo conversões a esquerda e alargento pontual de pontos de ônibus. Estacionamentos pontuais e vias laterais em sentido único em ruas laterias alternadas. Este modelo seria suficiente p melhor fluidez do trânsito na Av Abílio Machado. Entendo que temos outras necessidades como inundações e obras que de saneamento p serem feitas. O tráfego na Av Abílio Machado tem horários específicos de pico ( não o dia todo) , além disso o comércio local gera empregos ,renda e impostos a cidade. Seria retroceder visto que em outros locais acabou com comércio. Ajustes seriam suficientes conf sugeri! Sou totalmente contrário a implantação faixa exclusiva p ônibus na Av. Abílio Machado.

A minha sugestão é a implantação de uma rotatória com duas ou três faixas, simplesmente.
Tem como utilizar o espaço do córrego, só cobrir a área e implantar uma rotatória, que nao precisa necessariamente ser um círculo perfeito.
Não tem sentido colocar um sinal de 2 tempos e aquela organização de fluxo.

Como eu ja disse em um dos comentários, não seria viável a implantação de uma rotatória no cruzamento da Heraclito, Imperial, Brigadeiro e Abilio Machado? Esse sinal de 2 tempos tem tudo para dar errado. Ha como utilizar parte de cima do córrego, falta querer e planejar para dar certo.
A Rua Piratini deve ter somente 1 sentido.
No final da Abilio Machado, onde encontra a Ivai, o passeio que está do lado do viaduto, pode ser removido, e pode ser feito um trabalho de contenção naquela parte, fazendo com que a Abilio tenha 2 faixas no sentido pracinha sao vicente e a outra normal.

Achei interessante a proposta de transito para a Praça Paulo VI, vai impedir aos motoristas que furam fila.
Aos comerciantes, já é pratica de todos que frequentam a ab machado de estacionar nas ruas laterais, ninguem consegue estacionar na AB Machado pq os proprios donos, ou até os das concessionarias ja ficam empanturrando de carro nas vias. Tem que acabar mesmo, até que a prioridade deve ser sempre o transporte coletivo e nao o individual.

Necessário que seja dada a devida prioridade, também, para as linhas do sistema de transporte metropolitano que exercem um importante papel para o deslocamento da população na região.

O Consórcio Operacional do Transporte Coletivo de Passageiros por Ônibus do Município de Belo Horizonte – TRANSFÁCIL, visando melhorar a fluidez dos ônibus no trecho em estudo, sugere programação do tempo dos semáforos mais prolongado (onda verde). Melhoria no cruzamento entre a avenida Abílio Machado e rua Marianita, o cruzamento opera com permissão de todos os movimentos e sem semáforização, consequentemente, há congestionamento e fechamento da interseção, neste trecho há diversas linhas de transporte público, resultando em atrasos nas viagens, além do sério risco de colisão. instalação de placas de Proibição de estacionamento nos dois sentidos da via até as 19h30. Estudo de fechamento de quarteirões que fazem interseção com a av. Abílio Machado, sem prejudicar a circulação das vias, como foi feito na av. Pedro II. Verificar a possibilidade de retirar tráfego de veículos pesados (caminhões) e fiscalização intensiva no trecho que será implantado as faixas exclusivas. Recuo nos passeios para embarque e desembarque de passageiros.

Acredito que será um retrocesso enorme colocar uma faixa exclusiva para ônibus na avenida Abílio machado, tendo em vista o fluxo de carros muito grande e a pista estreita, atrapalharia completamente o comércio

Sou favorável à implantação da Faixa Exclusiva na Abílio Machado.
Melhor ainda, fazer um binário de circulação em que a venida Abílio Machado entre Heráclito Mpurão de Miranda e Itaú tenha sentido de circulação único no sentido centro e as avenidas Ivaí (1 pista) e Brigadeiro Eduardo Gomes tenha circulação apenas em sentido bairro.

Assim dá para colocar ESTACIONAMENTO ROTATIVO (Já que é impossível estacionar na Abílio Machado enntre 6 e 21hs), faixas exclusivas, adequar semáforos, acessos e travessias e fluxo de trânsito

Para fazer estas mudanças na Abílio Machado,os comerciantes deveriam ser consultados. Pois o comércio será muito prejudicado. Nossa loja foi instalada na Avenida Abílio Machado desde o ano de 1977. E temos conhecimento dos problemas que iremos enfrentar , um deles é a diminuição do fluxo de pessoas, gerando assim uma queda nas vendas. E acredito que muitas terão que fechar suas portas. Por isso sou totalmente contra estas mudanças.

Sou favorável à implantação da Faixa Exclusiva na Abílio Machado.
Melhor ainda, fazer um binário de circulação em que a venida Abílio Machado entre Heráclito Mpurão de Miranda e Itaú tenha sentido de circulação único no sentido centro e as avenidas Ivaí (1 pista) e Brigadeiro Eduardo Gomes tenha circulação apenas em sentido bairro.

Assim dá para colocar ESTACIONAMENTO ROTATIVO (Já que é impossível estacionar na Abílio Machado enntre 6 e 21hs), faixas exclusivas, adequar semáforos, acessos e travessias e fluxo de trânsito