Pular para o conteúdo principal

Zoológico de Belo Horizonte comemora o Dia Mundial do Gorila
Foto: Suziane Brugnara/PBH

Zoológico de Belo Horizonte comemora o Dia Mundial do Gorila

criado em - atualizado em

No próximo domingo (24), a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica comemora o Dia Mundial do Gorila. Para marcar a data, o Jardim Zoológico da instituição preparou uma programação especial para que os visitantes possam conhecer a rotina da família mais querida de BH. As atividades serão realizadas em três locais distintos, das 10h às 14h, e incluem o bate-papo “Gorilas: conhecer, amar, respeitar”; o “Gorilando no Zoológico de Belo Horizonte” e o “Desafio Gorilas”.

 

De acordo com a bióloga e educadora da Gerência de Educação Ambiental, Rízzia Dias Botelho, essa é uma ótima oportunidade para a sensibilização do público visitante. “Preparamos as atividades com foco na reflexão sobre as ameaças que a espécie sofre na natureza em decorrência de fatores como a caça predatória, os conflitos civis na África, a destruição de seu habitat devido, principalmente, à ação das indústrias de extração mineral”, afirma.

 

Durante o evento, os técnicos da Fundação devem chamar a atenção para essas ameaças e destacar a importância do grupo de gorilas da planície ocidental (Gorilla gorilla gorilla) que vive no Zoo de BH. A família, composta por sete indivíduos (sendo três adultos e quatro filhotes), é uma das atrações da instituição. Os visitantes também poderão acompanhar, em alguns momentos do dia, a entrega de parte da dieta na área externa do recinto, possibilitando aos animais forragearem, ou seja, procurarem o seu alimento.

 

Sobre o fato de a capital mineira contar com o primeiro grupo reprodutivo dessa subespécie em um Jardim Zoológico da América do Sul, Rízzia é enfática: “É uma responsabilidade muito grande mantermos sob os nossos cuidados uma subespécie ‘criticamente em perigo de extinção’ e com características tão peculiares. A manutenção desses animais em zoológicos é fundamental para a conservação da espécie na natureza (in situ). As pesquisas e estudos desenvolvidos nessas instituições têm subsidiado essa conservação”, destaca.

 

O Zoológico de Belo Horizonte participa do programa ex situ (sob cuidados humanos) da Associação Europeia de Zoos e Aquários (EAZA) para Gorilas (Gorilla EEP), o que permite a manutenção de uma população de segurança e apta para futuras permutas com outras instituições e zoológicos, aguardando possíveis programas de reintrodução da espécie. Vale lembrar que os zoos possibilitam, também, a conexão das pessoas à vida dos animais, o que constitui uma ferramenta poderosa quando o objetivo é salvar as espécies da extinção.

 

Sob essa perspectiva, a manutenção de gorilas em zoológicos é essencial para a conservação da espécie na natureza. A partir do trabalho desenvolvido por essas instituições, tem sido possível desenvolver pesquisas científicas em diversas áreas, tais como: biologia, genética, ecologia, comportamento, nutrição, saúde, bem-estar, dentre outras. “Assim é possível conhecê-los melhor e saber mais sobre a maneira como eles dependem e se relacionam com o seu ambiente natural, destaca a bióloga e gerente de educação ambiental Gislaine Xavier”.

 

“O manejo de gorilas sob cuidados humanos é realizado de forma integrada por todos os zoos que abrigam esses animais e sua reprodução é cuidadosamente planejada baseando-se em critérios genéticos, dentre outros. A estratégia garante a proteção nessas instituições de um percentual significativo da população mundial dos animais em condições saudáveis, genética e demograficamente viáveis, contribuindo, se necessário, com projetos que têm como objetivo devolver alguns indivíduos para a natureza”, explica Gislaine.

 

Como surgiu o “World Gorilla Day”

 

O “World Gorilla Day” é celebrado todos os anos em 24 de setembro. Vale ressaltar que nessa data se comemora o aniversário do Karisoke Research Center (em Ruanda, África) operado pelo Dian Fossey Gorilla Fund Internacional (Fundo Internacional Gorila Dian Fossey – organização sem fins lucrativos que trabalha em prol da proteção de gorilas das montanhas ameaçados de extinção).

 

Essa instituição foi fundada em 1967 pela zoóloga e primatologista norte-americana Dian Fossey e é a base de estudo mais antiga dedicada à conservação, proteção e estudo de gorilas e seus habitats na África. Em 2017 foi instituída a data comemorativa para celebrar, exatamente, o 50º aniversário dessa base.

 

Confira a programação completa:

 

Domingo (24) – Dia Mundial do Gorila – Conhecer, Amar, Respeitar

 

“Encontro com Gorilas” – a proposta dessa atividade é chamar atenção para o Programa de Bem-estar Animal desenvolvido na instituição, bem como apresentar os gorilas que estão sob cuidados do Jardim Zoológico da FPMZB. Uma oportunidade para se chamar atenção para as principais ameaças que essa espécie enfrenta na natureza, bem como refletir sobre o papel dos zoos na conservação da fauna. 

Local: Zoológico – Túnel do recinto de Gorilas.
Horário: 10h às 14h

 

“Gorilando” no Zoológico de BH – espaço para o visitante esclarecer dúvidas acerca dos gorilas, especialmente os indivíduos que se encontram sob cuidados do Zoológico de BH, conhecer a dieta desses animais e saber mais sobre a rotina de cuidados que eles têm aqui na instituição.

Local: Zoológico – área em frente a escadaria que dá acesso ao túnel do recinto de gorilas. 
Horário: 10h às 14h

 

“Desafio Gorilas” – a atividade tem como objetivo estimular os visitantes a registrarem suas impressões sobre a família de gorilas que vive no Zoológico de BH. Será utilizado um painel onde os participantes da atividade responderão a três perguntas: O que sabem sobre os gorilas na natureza? O que sabem sobre os gorilas que vivem no Zoo de BH? E o que gostariam de saber sobre esses animais? Em seguida o mediador estará à disposição dos visitantes esclarecendo dúvidas e informando a respeito da rotina desses animais que estão sob cuidados da instituição. Haverá também uma oficina de arte na qual as crianças receberão desenhos para identificarem os membros da família de gorilas, seus nomes e respectivas idades. 

Local: espaço educativo próximo ao recinto dos gorilas.
Horário: 10h às 14h

 

Grupo de gorilas no Jardim Zoológico da FPMZB


LEON
Nascimento: 1998
Quando chegou ao Zoo de BH: 2013
De onde veio: Espanha

 

IMBI
Nascimento: 2000
Quando chegou ao Zoo de BH: 2011
De onde veio: Reino Unido

 

LOU LOU
Nascimento: 2004
Quando chegou ao Zoo de BH: 2013
De onde veio: Reino Unido

 

SAWIDI
Nascimento: 05 de agosto de 2014, no Zoo de BH
Pais: Lou Lou e Leon

 

JAHARI
Nascimento: 10 de setembro de 2014, no Zoo de BH
Pais: Imbi e Leon

 

AYO
Nascimento: 8 de maio de 2017, no Zoo de BH
Pais: Imbi e Leon

 

ANAYA
Nascimento: 8 de junho de 2019, no Zoo de BH
Pais: Lou Lou e Leon