Pular para o conteúdo principal

Aluna vota para vereador mirim em urna eletrônica, imagem ilustrativa de eleição anterior.
Foto: Divulgação PBH

Escolas Municipais elegem seus vereadores mirins na quinta-feira, dia 12/4

criado em - atualizado em

Na quinta-feira, dia 12/4 será realizada a 11ª eleição de vereadores do Projeto Câmara Mirim (Camir). Ao todo, 137 candidatos de 10 escolas municipais, estudantes entre 12 e 15 anos, concorrem às 41 vagas disponíveis para a Rede Municipal. A eleição foi antecedida por um período de campanha dos candidatos em suas escolas. O Projeto Câmara Mirim é uma iniciativa da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte (Smed) e com o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG).  

 

Os 4.128 estudantes da rede municipal registram sua escolha em urnas eletrônicas oficiais. Cada escola elegerá dois titulares e dois suplentes e a escola com maior número de estudantes tem o direito de eleger mais um vereador. Depois de eleitos e empossados, os parlamentares mirins se reunem no plenário da Câmara de Belo Horizonte mensalmente para debater sobre questões da cidade e elaborar projetos de leis.

 

Ao final de cada legislatura, que tem a duração de um ano letivo, os projetos de lei apresentados pelos vereadores mirins podem vir a tramitar na Câmara Municipal, por meio da Comissão de Participação Popular.

​​​​​