Pular para o conteúdo principal

Praça revitalizada: árvores, plantas, grama, bancos e postes de luz.
Foto: Lidiane Sant' Ana/PBH

Revitalização em praças e áreas verdes prepara a cidade para a primavera

criado em - atualizado em
Limpeza de áreas de bota-fora clandestino de lixo, construção de passeios acessíveis para pessoas com dificuldade de locomoção e cadeirantes, renovação do piso, instalação de bancos e jardinagem são algumas melhorias feitas pela Prefeitura em diversas praças e áreas verdes da cidade. Equipes de pedreiros, jardineiros e ajudantes trabalham exclusivamente com a manutenção desses espaços.
 
Elaine Ramos, moradora do bairro Cardoso, na região do Barreiro, acompanhou todo o trabalho de revitalização da Praça Memorial à Bíblia. “Ficou ótima! O acesso ficou mais fácil e estou levando meu neto no carrinho. Antes estava muito quebrada e suja. Não animava nem a usar”, conta. O piso foi totalmente refeito, dando à Praça um novo desenho. Houve alteamento do meio-fio e implantação de rampas, além da criação de uma área de convivência com bancos. O espaço ainda receberá equipamentos da Academia a Céu Aberto e tratamento paisagístico. “Ter uma opção de lazer perto de casa, principalmente para as crianças, é muito bom”, comemora o morador Cláudio Pedrosa.
 
A Praça Djalma Vieira Cristo, conhecida como Praça dos Portugueses, no bairro Vale do Jatobá, também foi contemplada. Após a realização de terraplenagem, foram instalados novos meios-fios e construído passeio em todo o contorno da Praça, com mais de mil metros quadrados de área. “Há uns 20 anos não tinha uma reforma como essa aqui”, constata o vizinho Geraldo Castro. Ela ganhou um anfiteatro, passeios internos, bancos e mesas de jogos. Um projeto de jardinagem, com plantio de grama e mudas de árvores como quaresmeira, aroeira salsa e ipê mirim completará o novo espaço de convivência do bairro. Para o proprietário do Boteco do Portuga, João Português, o lugar estava morto. “Antes era uma montanha de lixo, agora ficou 100%. Mesmo antes de a obra ficar totalmente pronta, quando os pedreiros vão embora, a criançada já está se juntando pra brincar”, observa. 
 
Moradores dos bairros Santa Cecília, Tirol, Liberdade e Vila Pinho também poderão desfrutar de novos espaços de convivência e lazer. Ao menos doze praças serão revitalizadas na região do Barreiro este ano e, com o início do período chuvoso, centenas de novas árvores, com porte adequado ao espaço urbano, serão plantadas em diversas áreas.
 

10/07/2018. Obras de revitalização em praças e área verdes preparam a cidade para a primavera. Fotos: Lidiane Ferreira Sant' Ana/PBH