Pular para o conteúdo principal

Reunião Pública tira dúvidas sobre edital para ações nos espaços da Prefeitura
Arte/PBH

Reunião Pública tira dúvidas sobre edital para ações nos espaços da Prefeitura

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte realiza nesta quarta-feira (6), das 14h às 16h, uma Reunião Pública virtual para tirar dúvidas sobre o edital de chamamento público que irá selecionar uma Organização da Sociedade Civil (OSC) para atuar como parceira do poder público na realização de ações culturais nos 17 Centros Culturais Municipais, no Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado e na Rede de Bibliotecas Públicas Municipais, além  de outros espaços públicos dos Territórios desses equipamentos culturais, como praças e ruas. A reunião é voltada para as OSCs atuantes na área da Cultura. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas on-line.

No encontro, serão apresentados os principais pontos do edital, com esclarecimentos sobre o processo de inscrição, a documentação necessária, e, ainda, os critérios de avaliação das propostas. Além disso, a equipe estará à disposição para responder às perguntas dos participantes.

Sobre o edital

O edital prevê a aplicação de R$1,8 milhão para a realização das ações culturais descentralizadas no período de janeiro de 2024 a dezembro de 2025. As OSCs interessadas devem entregar suas propostas de 11 a 13 de setembro de 2023, de segunda a quarta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h, na sede da Fundação Municipal de Cultura (Avenida Augusto de Lima, 30 - Centro – 4º andar - Diretoria de Promoção dos Direitos Culturais).  O edital completo e seus anexos estão disponíveis para consulta no Portal das Parcerias.

A OSC selecionada pelo edital será responsável por promover ações culturais descentralizadas, fomentando a democratização do acesso à arte e à cultura, através de uma programação gratuita, acessível e transversal, contribuindo com o processo de formação de público e plateias nas diversas linguagens artísticas e contemplando a maior variedade de públicos possíveis, entre crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos, famílias sem distinção de classe social, gênero ou escolaridade. As ações devem ainda valorizar artistas, agentes e grupos residentes ou atuantes nas comunidades atendidas pelos equipamentos culturais, ampliando a oferta de atrações culturais e propiciando o intercâmbio entre artistas e grupos desses espaços.

Entre os projetos que deverão ser realizados em parceria destaca-se o “Descontorno Cultural”, mostra anual desenvolvida nos Centros Culturais da Fundação Municipal de Cultura, contemplando áreas artísticas como música, artes cênicas (teatro, dança e circo), audiovisual, artes visuais, literatura e patrimônio cultural. Outro evento que será realizado por meio desta parceria é o “Beagalê”, tradicional seminário anual de qualificação de profissionais que atuam nas áreas do livro, leitura, literatura e bibliotecas. A OSC também atuará na realização conjunta do projeto “Territórios Criativos”, que promove o fortalecimento das ações regulares dos centros culturais, com foco em seus territórios, considerando as diversas manifestações culturais atendidas nestas áreas de abrangência. Também estão previstas ações de promoção à leitura nas bibliotecas públicas, além de ações ligadas à cultura popular e tradicional a serem desenvolvidas no Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado.

Serviço

Reunião Pública Virtual | Edital Ações Culturais Descentralizadas

Data: dia 6 de setembro de 2023, quarta-feira, das 14h às 16h.

Participação: Encontro virtual realizado via plataforma Google Meet.

Inscrições: https://bit.ly/47Z3wBM  (o link de acesso à sala do Google Meet será enviado ao e-mail informado na inscrição.

Edital completo: prefeitura.pbh.gov.br/portaldasparcerias.