Pular para o conteúdo principal

Próxima edição do Terça da Dança recebe o espetáculo “Agora Lilás"
Divulgação/PBH

Próxima edição do Terça da Dança recebe o espetáculo “Agora Lilás"

criado em - atualizado em

A dança também marca presença no Circuito Municipal de Cultura em abril. Quem realça a linguagem artística na programação é o Terça da Dança, projeto especial do Teatro Marília e do CRDança que recebe, em sua próxima edição, o espetáculo “Agora Lilás”, das artistas Andréa Anhaia e Rosa Antuña. Criada a partir dos elementos que circundam o universo feminino, a apresentação acontece no dia 25 de abril, às 19h, no Teatro Marília, e têm ingressos gratuitos, que devem ser retirados antecipadamente pelo site da Sympla. Mais informações podem ser encontradas nas redes e no site do Circuito Municipal de Cultura, que é realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Instituto Odeon.

 

“Agora Lilás” é uma criação de dança contemporânea inspirada pelas conversas de duas mulheres sobre o ser e o sentir. O trabalho se funda no universo feminino e tem como elementos norteadores da construção das cenas aspectos da vida em sociedade que atravessam a existência da mulher. Entre eles, situações às quais as mulheres ainda são submetidas, tais como a negação de fala, a culpa e o cerceamento, misturam-se a momentos de lucidez e de tomada de consciência dessa realidade. Tendo a improvisação como guia e, como ponto de partida, memórias e experiências do presente, Andréa Anhaia e Rosa Antuña criam partituras de movimentos propondo diálogos com textos, músicas, imagens e estados corporais. O espetáculo tem classificação livre e duração de 40 minutos.

 

Artista da dança, professora e pesquisadora, Andréa Anhaia é bailarina profissional há 25 anos, tendo dançado em vários grupos profissionais de Belo Horizonte, Recife (PE) e São Paulo (SP). Atualmente, é mestranda em Artes na Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Belo Horizonte (UFMG) e pós-graduanda em Gestão Cultural e Mercado. A artista também integra o agrupamento “Mulheres em Dança”, ministra aulas de dança contemporânea e atua como produtora cultural.

 

Diretora, coreógrafa, bailarina e atriz, Rosa Antuña é graduanda em Artes Plásticas pela Escola Guignard (UEMG), onde dirige seu Núcleo de Criação e atua como codiretora da Cia Mário Nascimento. Criou a “Trilogia do Feminino”, três solos de dança e teatro que discutem o lugar da mulher no mundo contemporâneo. Coreografou ainda o espetáculo "Rios Voadores" para o Corpo de Dança do Amazonas (AM), além de ter assinado criações em Palmas (TO), Vitória (ES), Curitiba (PR), Campo Grande (MS), Belo Horizonte e Viçosa. Sua investigação se caracteriza em uma busca por um hibridismo de linguagens entre dança, teatro, sonoridades vocais, música, audiovisual e poesia, tendo as questões do feminino como principais reflexões.

 

Terça da Dança

 

Projeto especial do Teatro Marília e do CRDançaBH, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Municipal de Cultura desde 2019, o Terça da Dança tem como proposta oferecer uma programação contínua com artistas independentes e grupos profissionais da dança, contemplando apresentações de espetáculos, intervenções e instalações artísticas, além de ações formativas e reflexivas. A programação faz parte do Circuito Municipal de Cultura e acontece sempre às terças-feiras, às 19h, no Teatro Marília.