Pular para o conteúdo principal

Programação da Virada Cultural terá carreta da inclusão digital
Foto: Divulgação/PBH

Programação da Virada Cultural terá carreta da inclusão digital

criado em - atualizado em

O movimento que proporcionará a Belo Horizonte uma programação cultural ininterrupta durante 24 horas, também, dará a oportunidade ao público de conhecer a Unidade Móvel de Inclusão Digital da Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (Prodabel). A carreta, que já está localizada na Rua Sapucaí, 277, estará acessível neste domingo (20), das 10h às 18h.

A Unidade Móvel de Inclusão Digital é estruturada em uma carreta equipada com duas salas de aula, cada sala conta com 10 computadores conectados à internet e impressoras. Graças ao Programa de Inclusão Digital, ela circula, principalmente, em vilas e favelas da capital para ofertar cursos de informática, oficinas e disponibilizar acesso à internet. 

Na Virada Cultural a carreta será ponto para que as pessoas possam doar equipamentos eletroeletrônicos em desuso. Esses dispositivos serão recondicionados pelo Centro de Recondicionamento de Computadores da Prodabel e disponibilizados, em plena condição de uso, para atender a população em situação de vulnerabilidade.  O espaço será, também, uma opção para quem quer conhecer os cursos gratuitos disponíveis na plataforma EaD (ensino a distância) da PBH e terá os laboratórios de informática liberados para que a população possa se inscrever na plataforma e acessar a internet. 

Para o presidente da Prodabel, Jean Mattos Duarte, a promoção da cultura digital é uma forma de envolver as camadas da sociedade que muitas vezes se encontram distantes desse processo. “Nosso objetivo é proporcionar um ambiente que permite diversas interações, onde experiências, conhecimentos e oportunidades são compartilhados. Além disso, queremos que a população conheça as ferramentas que a PBH oferece para incluí-los digitalmente”. 

No evento a prodabel também apresentará a oficina de drone. Oportunidade para que as pessoas conheçam um pouco da técnica utilizada para manuseio do equipamento e vejam como a PBH utiliza esse equipamento no geoprocessamento de forma centralizada, rápida e atualizada.  

Vale lembrar que as pessoas que estiverem curtindo ou trabalhando na Rua Sapucaí podem se conectar no Wi-Fi Gratuito da Prefeitura, graças aos três pontos de acesso instalados na rua pela Prodabel. Belo Horizonte já registra 3.556 pontos ativos de internet gratuita, desses 1.482 já estão distribuídos em 204 vilas e favelas da capital. Saiba mais sobre o programa