Pular para o conteúdo principal

Cerca de dez crianças praticando atividades físicas na quadra da creche
Foto: Vilma Tomaz/PBH

Programa Esporte Esperança atende creche conveniada da região Centro-Sul

criado em - atualizado em
“Gosto desta aula porque me faz ficar cansado de forma alegre e aumenta a minha capacidade de força”. Apesar de ter apenas quatro anos de idade, Gabriel Fernando dos Santos mostra desenvoltura com as palavras ao falar sobre as atividades do programa Esporte Esperança, que é desenvolvido pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel).

Gabriel é uma das 98 crianças de três a seis anos de idade que participam das ações do programa na creche da Escolinha Evangélica, conveniada com a Prefeitura e localizada há 26 anos na Vila Estrela, no Morro do Papagaio, região Centro-Sul de Belo Horizonte.

Semanalmente, na parte da manhã, as crianças da creche praticam atividades que envolvem a cultura corporal de movimento, com o foco na ludicidade e no desenvolvimento infantil como jogos e brincadeiras, dança, circuitos e outros. Assim como o colega Gabriel, Maria Eduarda de Almeida Rocha, também de quatro anos, empolga-se ao falar sobre as atividades. “Essa aula é legal é animada! ”

“Diariamente, o que mais ouvimos das crianças é o pedido para fazer atividades físicas ou a indagação se vai ter aula. Essa inquietação é o melhor feedback para que eu possa dizer com segurança que elas amam participar das ações do programa Esporte Esperança”, afirma a coordenadora pedagógica da creche, Eliliane Pinheiro Reis e Souza.

A coordenadora destaca o importante papel do Esporte Esperança na vida das crianças, já que o programa contribui para promover desenvolvimento físico, socialização, capacidade de liderança e valorização da prática da disciplina. “Fico feliz de ver as crianças tendo acesso às atividades físicas e aos seus benefícios”, expressa a pedagoga, pontuando ainda a relevância social do programa, já que os alunos são filhos de mães diaristas, domésticas, passadeiras de roupas e de pais vigias e trabalhadores da construção civil.
 

Programa

O Esporte Esperança é um programa que visa garantir às crianças e aos adolescentes residentes em áreas de vulnerabilidade social o acesso aos esportes, aos jogos, à ginástica, à dança e às brincadeiras. São mais de cinco mil crianças atendidas a cada mês.

O programa atende crianças de três a cinco anos matriculadas, em 25 Umeis e dez creches conveniadas à Prefeitura. Para a faixa etária de 6 a 17 anos são ofertadas oficinas e escolinhas em núcleos comunitários, ONGs e entidades esportivas, com aulas de várias modalidades esportivas: voleibol, futsal, futebol, handebol, basquetebol, além de danças, jogos e brincadeiras. 

As atividades são realizadas de acordo com as diretrizes de valorização dos aspectos técnicos e táticos, das capacidades físicas e motoras, além da socialização.
 

06/11/2018. Esporte Esperança,creche Escolinha Evangélica. Fotos: Vilma Tomaz/PBH