Pular para o conteúdo principal

duas mulheres apresentam peças de artesanato no Programa Escola Aberta
Foto: Divulgação PBH

Programa Escola Aberta oferece aulas práticas de ciclismo

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte dá início, no sábado, dia 15 de junho, a aulas práticas de ciclismo para os alunos da Escola Municipal Dom Orione, no bairro São Luiz, na Pampulha. A atividade faz parte do projeto PedalEMDO, que integra o programa Escola Aberta da Prefeitura, e terá a participação de professores, funcionários, estudantes e toda a comunidade escolar. Os objetivos do projeto são incentivar a prática do ciclismo enquanto meio viabilizador de uma vida saudável e apresentar o Código Nacional de Trânsito Brasileiro no que se refere aos deveres e direitos dos ciclistas.

 

O PedalEMDO teve início em maio com aulas teóricas sobre a preservação do meio ambiente, considerando a bicicleta como meio de transporte, sobre o conhecimento básico das leis de trânsito, equipamentos de segurança, importância da atividade física para a promoção da saúde e noções básicas de mecânica de bicicletas. A parte prática acontecerá a partir deste sábado, dia 15, com aulas de alongamento global, postura adequada para pedalar, utilização correta dos equipamentos de segurança e técnicas de pedalada.

 

O ponto de partida será na porta da Escola Municipal Dom Orione, localizada na avenida Expedicionário Benvindo Belém de Lima, 500, bairro São Luís, indo até o marco zero na orla da Lagoa da Pampulha, com retorno novamente para a escola. Durante o percurso, integrantes da Guarda Municipal darão o apoio necessário para garantir a segurança dos participantes.

 

Durante toda a manhã de sábado, a Escola Municipal Dom Orione estará aberta para oferecer diversas atividades, como palestra para os pais e estudantes e oficinas do Escola Aberta. O programa é oferecido em 171 escolas da Rede Municipal de Educação