Pular para o conteúdo principal

Programa da PBH orienta usuários de nove pistas de caminhada
Foto: Vilma Tomaz/PBH

Programa da PBH orienta usuários de nove pistas de caminhada

criado em - atualizado em

Os usuários de nove pistas de caminhada de Belo Horizonte podem contar com avaliações físicas e orientações sobre a forma mais segura e adequada de praticar esportes. O trabalho de orientação é feito pela equipe do Caminhar, programa da Prefeitura de Belo Horizonte.

Na próxima quinta-feira (7), o atendimento dos orientadores do Programa Caminhar acontece na pista da Avenida Vilarinho, próximo ao nº 5.931, na região de Venda Nova. Na sexta-feira (8), será a vez dos usuários da pista da Barragem Santa Lúcia, próximo ao Centro de Saúde da região Centro-Sul. As ações do Caminhar são realizadas pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer durante todo o ano, entre 7h e 9h30, em nove pistas de caminhada da cidade – uma em cada regional. Confira a agenda do Programa Caminhar neste link.

Os usuários de uma mesma pista podem contar com esse serviço a cada duas semanas. A equipe, composta por profissionais e estagiários de educação física, atende em locais com grande movimentação de usuários, em tendas montadas e devidamente equipadas para um acompanhamento qualificado.

Entre os testes e avaliações realizadas periodicamente estão: aferição da pressão arterial, avaliação do Índice de Massa Corporal (IMC), nível de atividade física e composição corporal, popularmente conhecido como “percentual de gordura”. Os profissionais também fazem análise dos resultados para oferecer orientações individualizadas sobre a forma mais segura de praticar a caminhada.

Os resultados dos testes e avaliações são armazenados para um monitoramento mais preciso e continuado dos participantes do programa. Deste modo, segundo João Rafael Caldeira, gerente do programa Caminhar, o participante usufrui de  acompanhamento individualizado e contínuo, além de orientações sobre a melhor maneira de praticar atividades físicas de modo a potencializar seus benefícios.

Projeto piloto

No mês passado ocorreu o projeto piloto para estimular os novos participantes a permanecerem ativos na prática da caminhada. Nas reuniões periódicas com dois grupos de usuários da pista da Avenida Risoleta Neves, próximo ao CRAS Novo Aarão Reis, a equipe do programa fez exposições sobre vários aspectos da atividade física relacionada à promoção da saúde. Ainda nesses encontros, cada participante recebeu atividades práticas para realizar semanalmente.