Pular para o conteúdo principal

Apresentação de dança no Festival de Arte Negra (FAN)
Foto: Patrick Arley

Prefeitura de BH lança ações de valorização da cultura negra

criado em - atualizado em

No Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, (dia 21 de março), a Prefeitura de Belo Horizonte, – por meio da Fundação Municipal de Cultura (FMC), da Secretaria Municipal de Educação (SMED) e da Secretaria Municipal de Políticas Sociais –, promove o lançamento de uma série de ações de valorização da cultura negra na cidade.

Em evento no Teatro Francisco Nunes, às 9h, serão realizados a abertura da Temporada FAN 2017; o lançamento da 9ª edição do Festival de Arte Negra – FAN-BH 2017;  o lançamento da Campanha do Selo de Promoção da Igualdade Racial; e apresentações artísticas das escolas municipais e de artistas da cidade. A entrada é gratuita. A iniciativa é do Grupo Gestor de Promoção de Igualdade Racial da SMED e da FMC que visa consolidar a Política Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Belo Horizonte.

O evento do dia 21 de março terá a apresentação do espetáculo “Osilo Upaka”, uma criação coletiva de monitores do Programa Escola Integrada, resultado de processo formativo de qualificação, ocorrido em 2016. Outra atração do dia é o grupo Samba de Terreiro, que tem como ideal reverenciar a ludicidade do samba.

 

O Dia 21 de Março

Instituído pela Organização das Nações Unidas, o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial lembra o massacre ocorrido no dia 21 de março de 1960, na cidade de Johanesburgo, África do Sul. Na ocasião, 20 mil pessoas protestavam contra a lei do passe, que os obrigava a portar cartões de identificação, especificando os locais por onde eles podiam circular, quando tropas do exército atiraram contra a multidão, matando 69 pessoas e ferindo outras 186. A ação ficou conhecida como o Massacre de Shaperville.

O dia 21 de março é uma data para lembrar, discutir e refletir sobre a situação dos afrodescendentes no que se refere à conquista de direitos, ao acesso aos bens e riquezas culturais e materiais, e à permanência nos espaços de representatividade política.

 

Lançamento do Festival de Arte Negra – FAN-BH 2017

O Festival de Arte Negra deste ano terá o protagonismo das mulheres. A ideia é celebrar os 120 anos de Belo Horizonte e as iniciativas culturais e políticas de valorização da cidade. O Festival pretende reunir várias ações artísticas e culturais, de modo a destacar o protagonismo da mulher negra em várias partes do planeta, com foco no continente africano, no Brasil e em Belo Horizonte. 

 

Lançamento da temporada FAN 2017

A Temporada FAN abrange uma série de atividades durante o ano sob a temática das artes negras, numa programação construída por produtores privados, com a chancela da Fundação Municipal de Cultura, e com o apoio do Festival de Arte Negra – FAN. A ideia é que o evento tenha um caráter de permanência, dando continuidade ao cenário artístico e cultural das artes negras em BH.

A iniciativa visa promover manifestações desenvolvidas por diversos artistas e produtores de Belo Horizonte e região metropolitana. Música – com destaque para o hip-hop –, artes cênicas e literatura integraram uma ampla programação. Destaca-se também o Fanzinho, especialmente produzido para o público infantil e juvenil.

 

O Programa de Certificação em Promoção da Igualdade Racial

Instituído pelo Decreto 15.392 de 22 de novembro de 2013, tem por finalidade estimular, apoiar e reconhecer empresas, associações e entidades da sociedade civil de Belo Horizonte que possuem, em sua prática de gestão, ações no campo da promoção da igualdade racial, do enfrentamento ao racismo e do combate à discriminação étnico-racial.

A adesão ao Programa de Certificação será atestada, por meio do Selo de Promoção da Igualdade Racial, conferido, a cada dois anos, a empresas, associações e entidades que se destacarem pelas ações voltadas para a promoção da igualdade racial, em consonância com os objetivos estabelecidos na Política Municipal de Promoção da Igualdade Racial.

 

Mais informações para imprensa, pelo telefone 3277-4682 (Fundação Municipal de Cultura).