Pular para o conteúdo principal

Fachada da Prefeitura, durante o dia.
Foto: Rodrigo Clemente/PBH

Prefeitura de Belo Horizonte sedia curso sobre mercados de solo urbano

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com o Instituto Lincoln, realiza até quarta-feira, dia 28 de novembro, um mini-curso sobre mercados de solo urbano, política fundiária e monitoramento da atividade imobiliária. O evento, que acontece na sede da Prefeitura (avenida Afonso Pena, 1212, Centro), reúne representantes do Instituto Lincoln, das secretarias municipais de Política Urbana e de Fazenda e da Urbel. Também participam do curso, professores e doutorandos da Universidade Federal de Minas Gerais, além de representantes da Prefeitura de Recife.

 

Presidente do Instituto Lincoln de Políticas de Solo, George McCarthy ressaltou a importância de se discutir a gestão do solo, uma vez que o assunto enfrenta muitos desafios. “É fundamental refletir e identificar práticas e políticas inovadoras para a utilização do solo. Viemos à capital mineira para conhecer sobre as suas inovações, a outorga onerosa e também pela interessante participação da sociedade no orçamento das finanças e no desenvolvimento da cidade”, frisou.

 

Secretária de Política Urbana, Maria Caldas explicou sobre os principais pontos do Novo Plano Diretor, aprovado em primeiro turno na Câmara Municipal. “O objetivo da outorga é viabilizar uma alternativa para o crescimento sustentável de Belo Horizonte, sendo essencial para financiar as novas frentes de adensamento previstas no Plano, bem como para produção e investimento em moradia social”, explicou. A secretária salientou ainda que regras e procedimentos foram simplificados no novo Plano Diretor para facilitar a aprovação de projetos para qualquer cidadão e para agilizar o tempo de implantação de empreendimentos na cidade.


Programação

• Dia 27 – Terça-feira

Das 9h às 10h30 – Curso: Questões conceituais e metodológicas sobre o mercado imobiliário

Das 11h às 12h30 – Curso: Economia das cidades e políticas públicas

Das 14h às 15h30h – Curso: Pesquisa aplicada a mercados imobiliários

16h às 17h30 – Curso: Regulação e desenvolvimento urbano

 

• Dia 28 – Quarta-feira

Das 9h às 10h30 – Curso: Estudos de viabilidade de projetos urbanos

Das 11h às 12h30 – Mesa redonda: Caminhos para avaliação de políticas de gestão da valorização do solo em Belo Horizonte

Das 14h às 15h30h – Questões em aberto e avaliação geral