Pular para o conteúdo principal

Portaria exige que 10% das vagas em obras da PBH sejam preenchidas por mulheres
Divulgação/PBH

Portaria exige que 10% das vagas em obras da PBH sejam preenchidas por mulheres

criado em - atualizado em

A Prefeitura publicou nesta terça-feira (12) no Diário Oficial do Município (DOM) portaria que institui a Política Afirmativa “Mulheres na Obra” para a inserção da mulher no mercado de trabalho da construção. A medida determina que todos os editais de obras promovidas pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smobi), Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) e Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel), que contemplem a contratação de 10 funcionários ou mais, deverão a reservar a cota mínima de 10% para trabalhadoras.

Inédita entre as capitais, a iniciativa visa também empoderar economicamente mulheres, em especial as que moram em áreas de risco, e dar a elas capacitação profissional para que possam buscar espaço no mercado de trabalho no setor privado.

“A publicação da Portaria é mais um passo importante da implantação do Programa Mulheres na Obra lançado em outubro pelo prefeito Fuad Noman. A portaria também é mais um instrumento para a promoção da igualdade de gênero e a inclusão da mulher no mercado de trabalho, que são princípios fundamentais para o desenvolvimento social e econômico do Município”, explica o subsecretário de Planejamento, Gestão e Finanças da SMOBI, Rodrigo Ferreira Matias.         

Cursos de formação

Até esta quarta-feira (13) estão abertas as inscrições para as duas primeiras turmas de formação oferecidas pelo programa da Prefeitura. São os cursos de Eletricista de Instalações Prediais de Baixa Tensão e o de Hidráulica Predial. As aulas começarão no dia 22 de janeiro. Para os demais cursos, as inscrições continuarão abertas após o dia 13 de dezembro.

Os cursos, divididos em aulas teóricas e práticas, terão duração de quatro meses (com carga horária que varia entre 160 horas e 200 horas) e serão ministrados no período da noite, com uma média de quatro horas/dia. As mulheres que estiverem em situação de vulnerabilidade social vão receber uma bolsa mensal de R$ 650, condicionada à frequência no curso.

São 120 vagas distribuídas em seis cursos (20 vagas/turma) que visam a formação de “Pintora de Obras Imobiliárias”, “Pedreira de Alvenaria”, “Pedreira de Acabamento”, “Carpinteira de Obra”, “Instalações Elétricas Prediais de Baixa Tensão” e “Hidráulica Predial”. As aulas vão acontecer no CRAS Vista Alegre localizado na Rua Aguanil, 425, no Vista Alegre, Região Oeste da capital.

As inscrições podem ser feitas pelo telefone (31) 98419-7940, por meio da equipe social da Urbel que atende a Região Oeste e que vem desenvolvendo estratégias para atrair, treinar, empregar e reter mão de obra feminina qualificada na construção civil.