Pular para o conteúdo principal

Plantio de árvores marca início do Corredor Verde no bairro Liberdade
Foto: Paulo Leonardo/PBH

Plantio de árvores marca início do Corredor Verde no bairro Liberdade

criado em - atualizado em

Na manhã deste sábado (2/12), deu-se início à formação do Corredor Verde da Rua Aimée Semple McPherson, no Bairro Liberdade, na região da Pampulha, um importante passo para a revitalização urbanística e ambiental da região, seguindo as diretrizes do atual Plano Diretor da capital.

Para marcar o começo dessa reurbanização da área, os servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, moradores e lideranças comunitárias locais participaram dos primeiros 25 de 64 plantios que serão feitos nas calçadas, nos canteiros e ao longo do córrego São Francisco, que percorre toda a via. São mudas de sibipiruna, paineira branca, quaresmeira e ipê-tabaco.

Para o biólogo Geraldo Escolástico, 55 anos, morador de um condomínio em uma perpendicular da Rua Aimée Semple McPherson, o cenário já mudou. “Há até poucos dias, isso aqui era um mato só, era muito feio, não dava vontade nem de caminhar por aqui. Agora não, está tudo limpo, mato cortado, grama aparada, limparam o córrego. A tendência, quando essas árvores crescerem, é fica ainda mais bonito e agradável”, comentou.

O projeto de Corredor Verde Rua Aimée Semple McPherson foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Diretoria de Gestão Ambiental – DGEA, em conjunto com a Regional Pampulha, ele vai ao encontro da diretriz do atual Plano Diretor da capital, que prevê a implementação de conexões verdes pela cidade.

Um corredor (ou conexão) verde é a inserção de elementos lineares na paisagem urbana, com o objetivo de unir áreas naturais importantes de uma cidade através de uma faixa ou corredor caracterizado por uma vegetação mais abundante.

Para o secretário de Meio Ambiente de Belo Horizonte, José Reis, o plantio deste sábado marca o começo de uma nova fase para essa região do Bairro Liberdade. “Árvore é vida, é ar mais puro, é menos calor. Quanto mais plantios fizermos, e estamos caminhando para fechar o ano com cerca de 25 mil novas árvores em BH, melhor será a qualidade de vida dessas pessoas”, declarou.

O projeto nasceu de uma demanda da comunidade, que foi apresentada à SMMA em maio de 2023 pelo vereador Cláudio do Mundo Novo, que também esteve presente no plantio inicial. O projeto final foi submetido à aprovação das lideranças comunitárias em setembro deste ano. E neste sábado, com os plantios, deu-se iniciada a formação do Corredor Verde.