Pular para o conteúdo principal

PBH realiza oficina de artesanato para moradores do Novo Aarão Reis
Foto: Divulgação/PBH

PBH realiza oficina de artesanato para moradores do Novo Aarão Reis

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte ofereceu mais uma oficina de capacitação e aperfeiçoamento profissional para moradores do Bairro Novo Aarão Reis, Região Norte da capital. A formação sobre a arte da decoupage – técnica artesanal para cobrir superfícies com colagens e pinturas - foi oferecida pela Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel). Ao todo, 15 pessoas participaram. 

A oficina faz parte de um plano de ações desenvolvidas para fortalecer o trabalho comunitário com as famílias locais, em função das intervenções do PAC Bacias, que prevê a redução do risco de inundações nas Bacias do Córrego Pampulha e Ribeirão Onça. Realizado desde 2015, o trabalho social do Programa dá suporte às comunidades, com ênfase na sustentabilidade, fortalecimento socioeconômico e organizativo da população. 

O local escolhido para a realização da atividade foi uma área de convivência, onde já existe parquinho, horta comunitária e também uma trilha ecológica em construção, todos propostos pela própria comunidade. A ideia é que os moradores se apropriem desses espaços situados às margens do Ribeirão Onça - onde houve remoção de famílias que se encontravam em áreas alagáveis - com finalidade socioeducacional, empreendedora e cultural. 

Jair Santos, técnico social do empreendimento e que acompanha o trabalho feito com os moradores, disse que a oficina de decoupage cumpriu seu objetivo. “Os participantes adquiriram novos aprendizados que possibilitam a geração e/ou complementação de renda e ainda visitaram a horta comunitária mantida por eles, enquanto as crianças aproveitaram para brincar no parque. Com isso, conseguimos oferecer uma oportunidade de empreendedorismo e, ao mesmo tempo, de apropriação do espaço público que está sendo requalificado”, avaliou.