Pular para o conteúdo principal

PBH promove oficinas de grafitagem para jovens na Vila Cemig
Foto: PBH/ Divulgação

PBH promove oficinas de grafitagem para jovens na Vila Cemig

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da Vila Cemig, está promovendo, durante todo o mês, uma série de encontros, com objetivo de ensinar a arte do grafite aos jovens e, paralelamente, discutir temas importantes para a juventude. A atividade faz parte do trabalho social desenvolvido pela Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel) com os moradores do entorno do empreendimento que está sendo realizado pela Sudecap, por meio do Programa DRENURBS, na Bacia do Córrego Bonsucesso, região do Barreiro.

 

Segundo o coordenador Social da Urbel, Edvaldo de Jesus, os encontros da oficina ocorrem todas as segundas e terças-feiras deste mês, com jovens de 11 a 18 anos, que precisam de assistência social e se interessam por atividades que futuramente podem se tornar ofícios. O grafite foi escolhido por ser uma expressão artística urbana que se caracteriza pela produção de desenhos em locais públicos como paredes, edifícios, ruas etc. Normalmente, a prática está associada a um tipo de crítica social e uma maneira de se colocar na cidade, causando assim um senso de identidade e pertencimento dentro dos espaços públicos.

 

Com isso, os técnicos têm aproveitado os encontros para, além de transmitir os ensinamentos técnicos, promover discussões dentro do tema Afetividade e Identidade, fazendo com que eles funcionem também como apoio na construção de vínculos e interesses que possam ajudar no futuro desses jovens. No final das oficinas, os participantes vão estilizar o muro da frente do Cras Vila Cemig.