Pular para o conteúdo principal

PBH participa do maior laboratório de políticas públicas alimentares do mundo
Foto: Stênio Lima/PBH

PBH participa do maior laboratório de políticas públicas alimentares do mundo

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte participa, até sexta-feira (22), da 3ª edição do LUPPA LAB, evento que se propõe a mergulhar na agenda da alimentação urbana, compartilhar com gestores municipais de outras cidades os avanços e desafios e adquirir novas ferramentas que potencializam as políticas alimentares municipais. A SMASAC apresenta as experiências do município no desenvolvimento de ações de Educação Alimentar e Nutricional.

 

O LUPPA LAB é uma parte da jornada do LUPPA, que abrange uma plataforma colaborativa e um programa contínuo de aprendizagem, para apoiar e facilitar que cidades promovam políticas alimentares com abordagem sistêmica, intersetorial, coerente e participativa. Belo Horizonte participa pela segunda vez como cidade mentora do projeto, ou seja, é referência para outras cidades-membro no que diz respeito à política de SAN e estabelece um ciclo de cooperação técnica para difundir e apoiar o desenvolvimento de ações, programas e projetos.

 

Representante da Prefeitura de Belo Horizonte, a responsável pela Coordenação de Educação Alimentar e Nutricional de Belo Horizonte, Luana Titonele, conta que as expectativas são altas. “Espero dialogar e participar do intercâmbio de cidades sobre a política de Segurança Alimentar e fortalecer o trabalho em rede e a troca de experiências, sobretudo no eixo de Educação Alimentar e Nutricional”.

 

Cada edição do LUPPA tem um ano de duração com atividades que incluem oficinas, seminários, intercâmbio de experiências e boas práticas, desenvolvimento de diagnóstico sobre o sistema alimentar urbano de cada cidade, realização de lives abertas ao público (LUPPA web) e um ciclo de mentorias das cidades participantes com cidades parceiras do programa, as chamadas cidades mentoras, onde muitas trocas e aprendizados acontecem. Atualmente, o laboratório conta com a participação de 43 cidades, distribuídas por 18 estados das 5 regiões brasileiras, contabilizando mais de 14 milhões de habitantes.

 

Ao todo, o LAB espera reunir cerca de 150 pessoas, entre gestores municipais e representantes da sociedade civil, para colocar a comida no centro da mesa da agenda municipal.

 

Sobre o LUPPA

 

O LUPPA é um projeto do Instituto Comida do Amanhã, em correalização com o ICLEI Brasil, com o apoio pleno do Instituto Ibirapitanga, do ICS - Instituto Clima e Sociedade, da Fundação José Luiz Egydio Setúbal e da Porticus, apoio institucional da FAO Brasil - Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura e parceria metodológica da Reos Partners Brasil.