Pular para o conteúdo principal

PBH inicia Plano de Regularização da Comunidade Dandara

criado em - atualizado em

Na manhã do último sábado, dia 26, o prefeito Alexandre Kalil e o diretor-presidente da Urbel, Claudius Vinícius,  e o secretário municipal de Saúde, Jackson Machado, fizeram uma caminhada na comunidade Dandara, localizada próxima aos bairros Nova Pampulha e Céu Azul, acompanhados por moradores. 
 

A caminhada faz parte de uma sequência de atividades que estão sendo realizadas no local. No dia 19, técnicos da Prefeitura percorreram alguns pontos acompanhados de representantes dos moradores. Na ocasião foi realizado um levantamento com os problemas ambientais, sobre a realidade atual dos ocupantes, suas perspectivas, potencialidades e limitações. O objetivo é fazer o reconhecimento da área, o levantamento das potencialidades e os principais problemas enfrentados pelos ocupantes. Os dados levantados serão utilizados para a realização do Plano de Regularização Urbanística (PRU) da área. O local possui aproximadamente 1.400 domicílios e foi ocupado em 2009.
 

Um dos pontos levantados durante a caminhada foi a saúde dos moradores da comunidade. “Estamos cadastrando essas pessoas para que tenham acesso às unidades básicas de saúde, por exemplo. Também vamos entrar com a coleta de lixo em 15 dias. Queremos é isso, dar visibilidade a quem foi tratado como invisível a vida inteira”, ressaltou o prefeito.
 

O PRU da Dandara foi uma conquista dos moradores por meio do Programa Orçamento Participativo 2015/2016. O plano, que começou a ser desenvolvido em maio deste ano (2017) pela Urbel em parceria com as secretarias de Planejamento Urbano e de Regulação Urbana, amplia uma metodologia participativa, buscando inserir, além dos moradores, diversos órgãos e entidades, como universidades, Ministério Público e Assembleia Legislativa de MG. O prazo previsto para conclusão do PRU é de aproximadamente oito meses. Com a finalização do Plano, as famílias podem buscar novamente, por meio do Orçamento Participativo, os recursos necessários para intervenções previstas para o local.

 

Vila Califórnia

Também na manhã desse sábado, o prefeito Kalil entregou 214 títulos de propriedade para moradores da Vila Califórnia, beneficiando 1.200 domicílios na região Noroeste da capital. O processo de regularização na Vila Califórnia foi iniciado em 2014, após a conclusão de obras de saneamento básico, abertura de vias, redução de áreas com risco geológico, implantação de equipamentos sociais e a construção unidades habitacionais para reassentamento de famílias que foram retiradas de áreas de risco ou para realização de obras.
 

Técnicos da Urbel realizaram o acompanhamento social com a população, por meio de assembleias, reuniões com o Grupo de Referência – lideranças locais e moradores representantes da comunidade. Com o documento em mãos, o morador se torna proprietário legal do imóvel em que reside e tem seu imóvel valorizado. Os moradores comemoraram. “Todos nós lutamos tanto pra isso e finalmente estamos com essa escritura nas mãos”, disse a líder comunitária Sheila Silva.