Pular para o conteúdo principal

 PBH entrega homenagem às Guardas e Irmandades do Rosário de Belo Horizonte
Ricardo Laf

PBH entrega homenagem às Guardas e Irmandades do Rosário de Belo Horizonte

criado em - atualizado em

Promover o reconhecimento e a valorização da identidade cultural das festividades tradicionais dos Reinados e Guardas de Congado. Com esse objetivo, a Prefeitura de Belo Horizonte lançou, em 2023, a primeira edição do Prêmio às Guardas e Irmandades do Rosário e Reinados de Belo Horizonte. A cerimônia para a entrega dos certificados alusivos ao título de “Guarda e Irmandades do Rosário e Reinados de Belo Horizonte” acontece neste domingo (24), a partir das 10h, no Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado. Todas as Guardas e Irmandades estarão representadas. Cada um dos grupos selecionados recebeu um prêmio de R$18.695,65, totalizando o investimento de R$430 mil da PBH.

A iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura contemplou 23 Guardas e Irmandades de Belo Horizonte, celebrações e formas de expressão que compõem o patrimônio cultural imaterial e a cultura popular da nossa cidade. Durante a cerimônia deste domingo, a Rainha Belinha, da Guarda de Moçambique e Congo Treze de Maio de Nossa Senhora do Rosário, puxará cânticos e toadas de Guardas para todos cantarem juntos. Também haverá uma mesa de café, como é tradição em todas as festas do Congado. O evento é aberto ao público e tem entrada gratuita. 

Para Eliane Parreiras, secretária municipal de Cultura e presidente interina da Fundação Municipal de Cultura, esta premiação é muito mais do que um incentivo, é uma forma de preservar e valorizar a cultura das comunidades tradicionais e o patrimônio da nossa cidade. “Tradições culturais como as Guardas de Congado e Moçambique são parte essencial da identidade de muitas comunidades e representam também a nossa própria história. Apoiar essas práticas significa reconhecer e exaltar a importância da história e das tradições passadas, além de contribuir para a transmissão desse conhecimento para as gerações futuras e difundir esta rica diversidade cultural”, completa. 

A criação do edital de premiação às Guardas e Irmandades do Rosário e Reinados de Belo Horizonte atendeu ao Plano Municipal de Cultura (PMC), que busca assegurar políticas públicas municipais permanentes de proteção, valorização, fomento e promoção de ofícios tradicionais e de práticas culturais de grupos, indivíduos e comunidades atuantes nas áreas artísticas e da cultura tradicional e popular. Além do PMC/BH, a premiação também atende ao Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial, que busca salvaguardar os direitos, a memória, a identidade cultural e as celebrações dos grupos das Guardas de Congado e Reinados de Belo Horizonte. 

As Guardas e Irmandades do Rosário e Reinados são coletivos sem fins lucrativos, caráter profissional ou geração de renda. Expressão da cultura máxima dos congados, os festejos reúnem centenas de pessoas em celebrações públicas, gratuitas e com farta alimentação, compartilhadas por todos os presentes. Desta forma, as festas congadeiras são, em si mesmas, uma ação em benefício público e de promoção do direito à cultura. Frente a este cenário e a partir das ações indicadas no Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial, torna-se necessária a criação de meios de fomento que contribuam com a continuidade e manutenção dos Reinados como forma de promover e divulgar a cultura popular e tradicional da cidade. 

O edital também atendeu à Recomendação sobre a Salvaguarda da Cultura Tradicional e Popular (proveniente da 25ª reunião da Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO/1989) considerando que a cultura tradicional e popular forma parte do patrimônio universal da humanidade e que é um poderoso meio de aproximação entre os povos e grupos sociais existentes e de afirmação de sua identidade cultural. 

Outras iniciativas

Com atenção à pluralidade cultural da cidade e à importância de conhecer melhor as particularidades das culturas populares e tradicionais da capital mineira, o edital de premiação às Guardas e Irmandades do Rosário e Reinados de Belo Horizonte soma-se a outras ações que são desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Municipal de Cultura. A execução da Lei Aldir Blanc (2021) e da Lei Paulo Gustavo (2023), com mobilização e comunicação adequada garantiu que os recursos destas iniciativas chegassem a vários terreiros, quilombos, comunidades reinadeiras, grupos juninos e espaços culturais vinculados a povos de comunidades tradicionais.

A Diretoria de Promoção dos Direitos Culturais da Fundação Municipal de Cultura, por meio da Gerência de Culturas Populares e Urbanas, também acompanha diversas ações e manifestações das culturas populares. Neste momento, há um chamamento aberto para ações culturais descentralizadas que incluem a cultura popular, além de dezenas de ações nos territórios da cidade. Outra iniciativa é o Prêmio Mestres da Cultura Popular de Belo Horizonte, que acaba de divulgar os vencedores da sua 6ª Edição. O edital premia mestres que se dedicam aos saberes e fazeres das culturas populares e tradicionais, como raizeiros, benzedeiras, sambistas, capoeiristas, referências do sagrado de matrizes africana, indígenas, artesãos, entre outros, fundamentais na transmissão e continuidade da cultura popular e tradicional na cidade.

Entre as diversas ações de proteção e fomento às culturas populares, destacam-se ainda a realização dos inventários culturais sobre o Carnaval; as Expressões de Matrizes Africanas presentes no bairro Concórdia; o Mapeamento da Capoeira, que pode ser preenchido no Portal da PBH; a realização do I Seminário Temático para a Salvaguarda da Capoeira, em agosto de 2023; e a programação dos Centros Culturais, permeada por atividades vinculadas ao universo popular e tradicional formador da identidade belo-horizontina. 

Guardas e Irmandades premiadas na 1ª edição do Prêmio às Guardas e Irmandades do Rosário e Reinados de Belo Horizonte

●    Guarda de São Jorge de Nossa Sra. do Rosário
●    Nossa Sra. do Rosário do Bairro Jardim América
●    Irmandade Nossa Sra. do Rosário Nova Gameleira
●    Guarda de Moçambique Nossa Sra. do Rosário e São José
●    Irmandade Nossa Sra. do Rosário e São Benedito
●    Guarda de Congo Feminina
●    Irmandade Estrela do Oriente
●    Guarda de Congo São Benedito Nossa Sra. do Rosário
●    Guarda de Moçambique de São Sebastião do Reino de Nossa Sra. do Rosário
●    Guarda de Congo Nossa Sra. do Rosário e São Sebastião
●    Guarda Congo Real
●    Guarda de Moçambique do Divino Espírito Santo do Reino de São Benedito
●    Guarda de Moçambique Três Coroas de Nossa Sra. do Rosário
●    Guarda de Moçambique Nossa Sra. do Rosário de Pompéia
●    Irmandade de Nossa Sra. do Rosário do Jatobá
●    Guarda de Moçambique de Nossa Sra. do Rosário do bairro Alto dos Pinheiros
●    Guarda do Congado de Nossa Sra. do Rosário Aparecida
●    Guarda de Moçambique e Congo Treze de Maio de Nossa Sra. do Rosário
●    Guarda de Congo e Moçambique de N. Sra. do Rosário e Sagrado Coração de Jesus - Os Carolinos
●    Guarda de Congo e Moçambique de São Bartolomeu do Reino de Nossa Sra. do Rosário
●    Irmandade de Congo e Moçambique de Nossa Senhora do Rosário
●    Guarda de Congo Nossa Sra. do Rosário do Bairro Urca/Pampulha
●    Guarda de Marujo de São Cosme e São Damião

Serviço

Celebração do Prêmio às Guardas e Irmandades do Rosário e Reinados de Belo Horizonte
Data: domingo (24), das 10h às 12h

Evento aberto ao público | Entrada Gratuita

Local: Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado (Rua Min. Hermenegildo de Barros, 904 – Itapoã)