Pular para o conteúdo principal

PBH conclui obra do Complexo de Saúde do Barreiro

criado em - atualizado em

O prefeito Alexandre Kalil e o secretário municipal de Saúde, Jackson Machado Pinto, entregaram nesta sexta-feira (22/12), à população de Belo Horizonte, o Complexo de Saúde do Barreiro. As obras do complexo foram iniciadas em 2013, mas ficaram paradas por quase dois anos a partir de 2015. Em 2017, a Prefeitura de Belo Horizonte autorizou a retomada das obras, com investimento de R$ 13,7 milhões.

A importância da conclusão das obras, para que os moradores tenham mais uma alternativa de atendimento na área da saúde, foi destacada pelo prefeito. “Não podíamos ter uma obra desse tamanho parada desde 2015, sem atender a aproximadamente 700 pacientes por dia, que é a capacidade do complexo. Em um ano, retomamos a obra e colocamos o Complexo de Saúde de pé. Estamos fazendo funcionar e melhorando a área da Saúde de Belo Horizonte”, afirmou.

Com uma estrutura moderna e ampla, o complexo vai permitir a oferta de importantes e essenciais serviços de saúde em um mesmo espaço, contribuindo, como ressaltou o secretário de Saúde, para que a população tenha mais dignidade e mais conforto. “É um Complexo de Saúde muito grande, com muitos serviços prestados aos moradores. É uma gama enorme de procedimentos que são entregues, hoje, à população, numa condição absolutamente mais digna do que era ofertado anteriormente”, ressaltou o secretário de Saúde.

No local vão funcionar o Centro de Saúde Barreiro de Cima, o Centro de Especialidades Médicas (CEM), o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e, futuramente, o Centro de Reabilitação (CREAB).
 


Funcionamento independente


Os quatro serviços do complexo funcionarão de forma independente. O Centro de Saúde Barreiro, o Centro de Especialidades Médicas e o Centro de Especialidades Odontológicas funcionavam em outros endereços, com áreas físicas que já não comportavam nem atendiam à demanda da população. 

Já o Centro de Reabilitação será um novo serviço para os moradores da capital, com previsão de início das atividades em 2019. O Complexo de Saúde Barreiro está localizado à Rua Menelick de Carvalho, nº 10, Barreiro de Cima. 

Para Efigênia Maria Soares, 75 anos, moradora da região há mais de 40 anos, o Complexo de Saúde é uma vitória. “A gente sonhava com esse Centro de Saúde. Lutamos muitos anos pra ter um lugar melhor pra atender o povo. Aqui é muito bem localizado. É fácil de vir, pois temos muitos ônibus. O povo do Barreiro vai ficar muito bem atendido”, comemora.

 

 

Serviços ofertados no Complexo de Saúde


Centro de Saúde Barreiro de Cima

O novo centro oferece 18 consultórios, além de sala de vacina, espaço para coleta de exames, farmácia, sala de observação com dois leitos, sala de odontologia com cinco cadeiras odontológicas e sala para a equipe de zoonoses. A unidade conta com cinco Equipes de Saúde da Família (ESF), além de equipe de apoio. A população da área de abrangência do centro é de aproximadamente 17.800 usuários. Em média, a unidade atende 350 pessoas por dia.

 

Centro de Especialidades Médicas – CEM Barreiro

Oferece atendimento médico especializado para os moradores de Belo Horizonte, com consultas em cinco especialidades: ortopedia, cardiologia, mastologia, dermatologia e otorrinolaringologia. No local também são realizados pequenos procedimentos ambulatoriais, biopsia de mama e exames de eletrocardiograma. O serviço conta com 14 médicos, que atendem em dois turnos. O serviço atende, em média, 120 pessoas por dia.

 

Centro de Especialidades Odontológicas – CEO Barreiro

Oferece tratamento em sete especialidades odontológicas: endodontia, ortodontia, portadores de necessidades especiais, perio, prótese, cirurgia bucomaxilo e odontopediatria. No local também são realizados RX odontológicos. O serviço conta com 15 profissionais. O atendimento no CEO é realizado via encaminhamento do paciente via Centro de Saúde. Em média, são realizados 110 atendimentos por dia.

 

Centro de Reabilitação – CREAB

Foi planejado para contar com uma sala de Hidroterapia, um ginásio de ortopedia e fisioterapia, um ginásio de terapia ocupacional, dois ginásios de neurologia infantil (fisioterapia e terapia ocupacional), dois ginásios de neurologia adulto (fisioterapia e terapia ocupacional), duas salas de reunião, um ginásio para atividade de vida diária, sala para atendimento respiratório, duas salas de órtese e prótese, 14 consultórios, vestiários para pacientes, além de sala para suporte administrativo.






 

22/12/2017. Prefeito Alexandre Kalil entrega Complexo de Saúde do Barreiro de Cima.