Pular para o conteúdo principal

PBH conclui mais uma obra que elimina risco geológico em encosta na capital
Foto: PBH/ Divulgação

PBH conclui mais uma obra que elimina risco geológico em encosta na capital

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte concluiu mais uma obra de erradicação de risco geológico na capital, beneficiando diretamente 18 famílias da Rua Germano Nascimento e beco Beija-Flor, na Vila Mangueiras, Região do Barreiro. Foram investidos pelo município cerca de R$ 920 mil para estabilização da encosta. A obra faz parte do Programa de Gestão de Risco Geológico-Geotécnico de Belo Horizonte, que inicialmente prevê aproximadamente 200 obras emergenciais para mitigação dos riscos geológicos na capital, beneficiando cerca de 245 mil pessoas. Até o momento 123 intervenções já foram finalizadas e 76 estão em andamento pela Urbel e Sudecap.

 

Segundo o coordenador de obras da Urbel, engenheiro Luiz Delgado, as obras foram necessárias para a recuperação do acesso das famílias ao beco Beija–Flor e a estabilização da encosta, que estava classificada como de alto risco geológico. “Para isso, foram construídos muros de arrimo, escadarias de acesso com corrimão, implantadas redes de drenagem e de esgoto, garantindo mais segurança e qualidade de vida aos moradores”, explicou. 

 

Para Geraldo Filomeno, liderança comunitária da vila Mangueiras há mais de 20 anos, a obra melhorou o acesso das pessoas e vai deixá-las tranquilas por muitos anos. “Antes da obra a rua estava impedida e estava perigoso. Agora está seguro para todo mundo. Ótimo, uma maravilha. Sempre falo que quando se abre uma rua dentro de uma favela, a gente passa a ter o direito de ir e vir, e daqui a pouco teremos a continuação do beco Beija-Flor com outra obra que a comunidade conquistou, e vai melhorar mais ainda”, comemorou.