Pular para o conteúdo principal

Parques municipais receberam eventos, reformas, plantios e parcerias ambientais
Foto: Nadja Simbera/Divulgação

Parques municipais receberam eventos, reformas, plantios e parcerias ambientais

criado em - atualizado em

Os parques municipais de Belo Horizonte receberam, em 2023, 1.256 eventos, que reuniram um público estimado de mais de 258 mil pessoas.

 

Além de servirem como opções para práticas esportivas, descanso, lazer, contemplação e contato com a biodiversidade, os parques receberam eventos diversificados que foram desde ações educativas, culturais, esportivas, de saúde e bem-estar até casamentos e pequenas comemorações de aniversário.

 

Para ampliar o acesso de moradores da capital e turistas aos espaços, a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB) ampliou o funcionamento de alguns parques em um formato atrativo e com prioridade na segurança dos visitantes.

 

Três espaços ganharam novos horários:

•    o Parque Municipal, na região Central, passou a funcionar de terça-feira a sábado, de 7h às 21h (com entrada permitida até as 20h30), e aos domingos, de 7h às 17h (com entrada permitida até as 16h30);
•    o Parque do Jardim Leblon, na região de Venda Nova, passou a abrir também aos sábados e domingos, de 8h às 17h;
•    o Mirante do Mangabeiras, que tem uma bela vista da capital, passou a funcionar também nas noites de quinta-feira a domingo, as 21h.

 

Segurança e acessibilidade

 

Com a constante e crescente ocupação de suas áreas verdes, a FPMZB tem trabalhado para garantir melhorias estruturais, principalmente em aspectos que são tão relevantes para a população, como por exemplo a acessibilidade. Dentre as melhorias executadas, merece destaque o Parque Professor Marcos Mazzoni (região Nordeste) que foi reformado e reaberto ao público, em março, com um novo projeto, que contemplou a acessibilidade e setorização de algumas áreas, possibilitando uma melhor organização dos usos, além da integração à nova circulação com rotas acessíveis.

 

Na entrada, foi instalado mapa tátil com indicações dos espaços e equipamentos em braile, garantindo que pessoas com deficiência visual ou de baixa visão realizem suas visitas e deslocamentos com mais autonomia, conforto e segurança. Os brinquedos foram alocados em uma nova área também visando a segurança para as crianças, pais e responsáveis com distanciamentos específicos e adequados aos equipamentos. A mudança possibilitou, ainda, a instalação de novos brinquedos, incluindo um balanço acessível, além da ampliação das áreas de jardins com a incorporação das árvores e inserção de plantas ornamentais.

 

Na região Oeste, dentre as obras realizadas estão a construção de uma pista de caminhada com 328 metros lineares no Parque do Bairro Havaí (conhecido como Parque Estrelinha); a revitalização da pista de caminhada do Parque Aggeo Pio Sobrinho; a reforma dos pórticos de entrada do Parque Bandeirante Silva Ortiz e a manutenção de brinquedos no Parque Ecológico Padre Alfredo Sabetta.

 

Reflorestamento de áreas verdes

 

Áreas mais arborizadas contribuem para a redução da poluição com melhoria na qualidade do ar e do clima, auxiliam na regulação de chuvas, além de impactarem na preservação de recursos hídricos, da fauna e da flora. Nesse sentido, a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e parceiros de coletivos voluntários realizaran plantios, resultando em mais de 10 mil novas espécies inseridas em parques de diferentes regionais. Grande parte dessas mudas plantadas foram produzidas no Jardim Botânico da instituição. Outras foram adquiridas pela Prefeitura por meio de medida compensatória. Além de realizar todas as ações para o plantio (limpeza, roçada e abertura dos berços), os técnicos da FPMZB realizam manutenções periódicas e acompanhamento do desenvolvimento das mudas. Dente os parques que receberam as novas espécies estão Fernão Dias Parque (Sol), Carlos de Faria Tavares (Vila Pinho), Havaí, Confisco, Ursulina de Andrade Melo, Jacques Cousteau, Vitória, Renato Azeredo, Jornalista Eduardo Couri (Barragem Santa Lúcia), Orlando de Carvalho Silveira, Enseada das Garças, Fernando Sabino, Trevo e Alfredo Sabetta.

 

Preservação da biodiversidade

 

Outra importante conquista para a área ambiental foi o Acordo de Cooperação Técnica firmado com a Vale para conservação e pesquisa de campos rupestres, importante formação vegetal encontrada em nosso território. Ao longo dos próximos três anos, serão investidos mais de 1 milhão de reais em ações como a adequação da estrutura do herbário do Jardim Botânico da FPMZB, com aumento de capacidade de armazenamento do acervo em 50%; a adequação da infraestrutura para armazenamento e beneficiamento de sementes e a ampliação do espaço para acondicionamento da coleção viva de campos rupestres, visando acondicionar e estudar, principalmente, germoplasma de espécies ameaçadas de extinção. O acordo ainda prevê a reforma de estufas, laboratórios e a ampliação do armazenamento de exsicatas (amostras de plantas) do herbário municipal BHZB.

 

Destaque também para a parceria com a Pró-reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) para a criação de um grupo de trabalho que será responsável pelo processo de criação do Mosaico Pampulha, iniciativa inédita no estado, que irá agregar 14 áreas protegidas com o objetivo de promover ações integradas e compartilhadas de gestão, visando maior efetividade na conservação da biodiversidade e dos serviços ambientais oferecidos à população.