Pular para o conteúdo principal

Parques da cidade recebem atividades do Festival do Clima
Suziane Brugnara/PBH

Parques da cidade recebem atividades do Festival do Clima

criado em - atualizado em

O Festival do Clima, realizado de 5 a 9 de junho, traz uma programação extensa e gratuita, em diferentes áreas verdes da cidade. Além do Parque Municipal Américo Renné Giannetti, na região Central, integram o Festival os parques Marcos Mazzoni, Jacques Cousteau, Confisco, Guilherme Lage e Roberto Burle Marx. A programação completa está disponível on-line.

Na quinta-feira (6), o Parque Marcos Mazzoni (rua Deputado Bernardino de Sena Figueiredo, 1.022 - Cidade Nova) recebe a exposição “Biodiversidade dos Parques Municipais”, da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB). A mostra apresenta a fauna e a flora nativas dos biomas Cerrado e Mata Atlântica, presentes nos parques da cidade. Já na exposição “Cotidianos da Educação Ambiental”, da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), o público irá conferir alguns objetos e identificar quais são ou não recicláveis. Serão destacados temas como a responsabilidade compartilhada no descarte correto de resíduos e o importante trabalho realizado pelos catadores e garis, além de seus reflexos ambientais.  A SLU também irá promover um jogo pedagógico, intitulado “A Caixa Misteriosa”.

As exposições abriram a programação do Festival, nesta quarta-feira (5), no Parque Municipal, e contaram com a visita do prefeito Fuad Noman.

Já no Parque Jacques Cousteau (rua Augusto José dos Santos, 366 - Betânia), na sexta-feira (7), o Projeto “ALA pelos Parques da Cidade” busca ampliar a relação entre os cidadãos e as áreas verdes urbanas. Serão oferecidas oficinas de artes visuais, utilizando elementos da natureza, direcionadas a crianças e adultos. Haverá também oficinas e investigações poéticas compartilhadas, com dispositivos artísticos sensoriais e gráficos para interação ambiental e pessoal, de maneira lúdica, dinâmica e criativa. A atividade será oferecida, ainda, nos parques Guilherme Lage (Rua Angola, 665 - São Paulo), no sábado (8); e no Roberto Burle Marx, no domingo (9).

Ainda na sexta-feira (7), o Parque Confisco (Rua Cecília Magalhães Gomes, 126 - Confisco) recebe o “XXIII Seminário Socioambiental da Escola Municipal Anne Frank” com visitas guiadas pelo parque e apresentações da instituição.

Atividades no final de semana

A programação se estende ainda por todo o final de semana. No sábado (8), o local de encontro será o Parque Guilherme Lage (Rua Angola, 665 - São Paulo). O projeto “Ambientar” irá oferecer jogos, exposições, oficinas e bate-papos voltados para temas presentes no dia a dia da população, como queimadas e incêndios em áreas verdes, parques urbanos e a preservação de insetos, arbovírus, dentre outros. O “Ambientar” é realizado pela Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB), Guarda Civil Municipal (GM), ONG Brigada 1 e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

A SLU aproveitará a data para realizar uma campanha educativa e de sensibilização dos visitantes para o uso do novo equipamento de coleta seletiva (Ponto Verde), instalado no Parque.  Haverá, ainda, intervenção dos palhaços da Sociedade do Riso e Projeto “Roots, Natureza e Arte”, com palestras sobre reciclados e orgânicos, apresentação de djs, capoeira e show com“Berico roots e os Camaradas”.

No domingo, o Parque Roberto Burle Marx (avenida Ximango, 809 - Flávio Marques Lisboa), na região do Barreiro, recebe, além do Projeto “Ala pelos Parques da Cidade”, o “Jogo da Carta da Terra”. Baseado no documento da ONU com o mesmo nome, o jogo estimula a educação para a sustentabilidade, utilizando recursos lúdico-pedagógicos que promovem a cooperação e a consciência dos jogadores para a ação social e ecológica. Há a criação de interdependência e conexões entre os participantes, fazendo com que joguem juntos, e não mais uns contra os outros.

O Festival do Clima é realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, o Movimento Virada Climática, o Festival Natureba e o Paraíso Veg. A proposta é abrir espaço para uma tomada de consciência sobre o papel de cada um nas mudanças climáticas que estão ocorrendo em todo o planeta, envolvendo o público de diferentes idades.