Pular para o conteúdo principal

Três garis correm atrás de caminhão da Coleta domiciliar em dia de sol
Foto: Jussara Melo

Pampulha terá novos dias e horários de coleta de lixo

criado em - atualizado em

A coleta de resíduos domiciliares em alguns bairros da região da Pampulha sofrerá mudanças de dias e horários a partir desta segunda-feira, dia 11. A readequação de 18 dos quase 30 roteiros do serviço busca atender com mais eficiência às áreas que, nos últimos anos, registraram significativo crescimento populacional, devido ao aumento de moradias e do comércio.
 

A iniciativa vai diminuir o tempo de exposição do lixo nas ruas e agilizar as ações dos profissionais, de maneira que concluam suas tarefas no tempo adequado.
 

Desde o dia 22 do mês passado, técnicos do Departamento de Políticas Sociais e Mobilização da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) estão realizando ações educativas na região, informando os moradores sobre as alterações. Os horários serão modificados em trechos dos bairros Santa Amélia, Dona Clara, Paquetá e Ouro Preto, lugares onde a coleta de lixo ocorre, até então, no período da tarde e passará agora a ser feita pela manhã, a partir das 8h. Os dias permanecem os mesmos nesses locais.
 

Em parte dos bairros Ouro Preto e São Luiz, a coleta, que antes era realizada às terças, às quintas e aos sábados, muda para as segundas, quartas e sextas-feiras, com o recolhimento de lixo começando às 8h.
 

Segundo a chefe da Divisão de Projetos de Coleta da SLU, Daniella Wilken, a reestruturação mostrou-se urgente para melhorar as condições de execução do trabalho. “Era preciso readequar a demanda de muitos caminhões, tanto com relação à quilometragem quanto à carga”, explica. “Assim, optamos também por mudanças nos bairros Castelo, Trevo, Garças e Braúnas. Nesses locais, os dias serão os mesmos, já a coleta será sempre às 8h.”
 

A SLU acompanha todo o processo, mantendo equipe técnica capacitada nas vias, para orientar os garis e os motoristas dos caminhões, a fim de que os roteiros sejam cumpridos sem contratempos para a população.