Pular para o conteúdo principal

Jardineira Chevrolet da década de 1950.
Foto: Ricardo Laf/PBH

Pampulha celebra reconhecimento mundial com novo projeto

criado em - atualizado em

Há um ano, o Conjunto Moderno da Pampulha, principal cartão postal de Belo Horizonte, deixou de ser um bem apreciado apenas local e nacionalmente. No dia 17 de julho de 2016, a Organização das Nações Unidas para a Cultura, Ciência e Educação – Unesco concedeu à essa obra prima, que leva a assinatura de importantes nomes da arquitetura e das artes como Oscar Niemeyer, Roberto Burle Marx e Cândido Portinari, o título de Patrimônio Cultural da Humanidade.

 

Para celebrar este primeiro aniversário, a Fundação Municipal de Cultura apresenta o projeto Viva Pampulha.  Nos dias 29 e 30 de julho e 5 e 6 de agosto, o público poderá fazer um tour gratuito por todos os espaços culturais e turísticos que compõem o Conjunto Moderno da Pampulha. O passeio terá uma duração de 3 horas e será feito em uma Jardineira Chevrolet da década de 1950. Serão dois passeios diários (manhã e tarde), com 20 vagas disponíveis por viagem. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no neste site

 

O roteiro do passeio inclui o Museu de Arte da Pampulha, Praça Alberto Dalva Simão, Casa do Baile, Igreja São Francisco de Assis, Praça Dino Barbieri, Iate Tênis Clube, Mirante Bandeirantes e Museu Casa Kubitschek, incluindo visitas guiadas aos espaços e apresentação das exposições. Segundo Gustavo Mendicino, diretor do Conjunto Moderno da Pampulha, o objetivo do projeto é estimular o sentimento de pertencimento e de amor à Pampulha, promovendo a preservação e a difusão do patrimônio. “Há um ano o mundo reconhecia toda a excepcionalidade do Conjunto Moderno da Pampulha e o que a construção desta paisagem representa para a humanidade em termos de vanguarda e importância histórica e cultural. É um orgulho enorme para Belo Horizonte ter um Patrimônio Mundial, coloca a cidade num lugar ainda mais especial no planeta. Em 2013 era um sonho, hoje é uma realidade, que exige um trabalho diário e intersetorial para cuidarmos de toda a diversidade que a Pampulha abrange. O grande objetivo que vislumbramos daqui pra frente é envolver cada vez mais os belo-horizontinos com esse Patrimônio, ocupando as praças e as edificações que compõem o Conjunto e convivendo no seu dia-a-dia com todas as belezas e prazeres que a Pampulha oferece”.

 

Projeto Viva Pampulha - INSCRIÇÕES