Pular para o conteúdo principal

Meliponário da Biofábrica terá três turmas da oficina de fabricação de iscas
Divulgação/PBH

Meliponário da Biofábrica terá três turmas da oficina de fabricação de iscas

criado em - atualizado em

Já estão definidas as datas das próximas turmas da Oficina de fabricação de iscas artificiais (as chamadas “iscas-pet”), do Meliponário da Biofábrica. Serão três oportunidades neste mês para o cidadão que deseja criar a própria colônia de abelhas sem ferrão e aprender a confeccionar as chamadas "iscas-pet": nos dias 13, 18 e 27, sempre às 9h, na Casa Amarela, no Parque das Mangabeiras. Para se inscrever, os interessados devem enviar e-mail para biofabrica@pbh.gov.br. Eles receberão, de volta, formulário contendo as informações necessárias.

Nas oficinas, os participantes irão conhecer as sete espécies de abelhas sem ferrão (chamadas de meliponas) presentes no Meliponário da Biofábrica, como a jataí, mandaçaia, bugia, dentre outras. Serão apresentadas suas peculiaridades e suas características. Na sequência, os alunos aprenderão a fabricar suas iscas-pet, que têm o objetivo de atrair determinada espécie de abelha sem ferrão para elas iniciarem a formação de uma colônia.

As iscas podem ser colocadas no quintal da casa, na varanda do apartamento ou no sítio, por exemplo. Dessa forma, o cidadão estará contribuindo, através das abelhas, a melhorar o serviço de polinização, que é essencial para a produção de alimentos no planeta.

Para o mês de janeiro, foram reservados dois sábados (13 e 27), das 9h às 11h30. E, por ser mês de férias, também foi disponibilizada uma turma para o dia 18, uma quarta-feira, no mesmo horário.

O cidadão também pode optar por apenas visitar o Meliponário e também a Biofábrica de Joaninhas e Crisopídeos. Para agendar visita, também deve enviar e-mail para biofabrica@pbh.gov.br.