Pular para o conteúdo principal

Guarda Municipal destaca Direitos da Mulher em palestra sobre grupos vulneráveis
PBH/Divulgação

Guarda Municipal destaca Direitos da Mulher em palestra sobre grupos vulneráveis

criado em - atualizado em

Agentes da Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte (GCMBH) participaram da palestra de qualificação promovida pelo Conselho Municipal de Direitos da Mulher de Belo Horizonte, que abordou temas como o dos Direitos e Garantias da Mulher, do Atendimento às Mulheres Cisgênero e Transgênero e da Abordagem Técnico Policial. O encontro foi realizado na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania (SMASAC), e contou também com a participação de representantes das polícias Civil e Militar, do Ministério Público e de integrantes da sociedade civil.

 

A coordenação da palestra ficou a cargo da presidente do Conselho Municipal de Direitos da Mulher de Belo Horizonte, Jane Idrésia, que é também subinspetora da Guarda Municipal. Ela conduziu o evento, contando com a participação e o depoimento de trabalhadoras sexuais e de agentes públicos. “O objetivo da palestra foi fornecer informações sobre direitos humanos, políticas públicas e serviços disponibilizados pela rede de atendimento aos agentes públicos que lidam com trabalhadoras sexuais. Buscamos, assim, promover a sensibilização e, consequentemente, a elaboração de estratégias voltadas para a melhor execução de suas atividades”, explica Jane.

 

Para a agente Aline Oliveira, coordenadora do Grupamento de Proteção à Mulher Guardiã Maria da Penha, da Guarda Municipal - criado no final de março deste ano pela Prefeitura para atendimento e acolhimento de vítimas de violência doméstica -, a palestra foi importante, sobretudo, por propiciar o alinhamento de estratégias entre as forças de Segurança Pública.  “Esse encontro contribui também na construção de um atendimento cada vez mais humanizado para as trabalhadoras sexuais, sejam elas vítimas ou autores de crimes, assim como a outros grupos vulneráveis, que encontramos no cotidiano de nossas atividades de policiamento preventivo na capital mineira”, completou.