Pular para o conteúdo principal

Mais de vinte integrantes do Grupo de Atividades físicas fazendo ginástica.
Foto: Naara Dias

Grupo de Atividades Físicas movimenta bairro Nova Vista

criado em - atualizado em
“Antes, eu mal conseguia subir um morro. Hoje, eu tenho um bom preparo físico, disposição e prazer em fazer atividade física”, afirma Vânia França, moradora do bairro Boa Vista que participa do Grupo de Atividades Físicas Agita São José Operário, uma das ações de promoção de saúde realizadas pelo Centro de Saúde São José Operário, localizado no bairro Nova Vista, região Leste de Belo Horizonte. 
 
Coordenado por seis agentes de saúde, o grupo tem como objetivo incentivar o envelhecimento com qualidade por meio de atividades físicas e de lazer. De acordo com a agente Mirtes Lage Moreira, o projeto, em princípio, era direcionado apenas aos idosos com hipertensão e diabetes do centro de saúde, porém muitos usuários começaram a chamar amigos e vizinhos para participar das aulas. Assim, o grupo cresceu. “Como nosso objetivo é a promoção da saúde, não impedimos a participação de não usuários do centro, e, com o tempo, abrimos as aulas para diferentes públicos, desde que tivessem liberação médica. Atualmente, o grupo conta com a participação de 150 usuários”, conta Mirtes.

Para a agente de saúde Rosana Pinheiro Marques, a evolução do grupo é nítida e todos os usuários são comprometidos com o projeto. “No início havia muitos idosos hipertensos e que não sabiam que possuíam essa doença crônica. Hoje, a realidade é diferente, pois estão todos atuantes e compromissados com o bem maior que é a saúde. A prevenção às doenças deve ser realizada com exercícios físicos e medicação correta.”

Segundo Rosana, os exercícios oferecidos para o grupo são variados. “Temos ginástica com bastão, alongamento, caminhada e exercício aeróbico. As atividades possuem níveis de intensidade variados para que todos os idosos consigam fazer”, explica. 

A usuária Magnonete Leite da Silva lembra que antes do projeto era tímida e tinha complexo de inferioridade. “Hoje, eu tenho disposição física e metal, além de bastante energia. Não desenvolvi só uma vida mais saudável, aprendi a me amar. Ao longo dos seis anos que participo vejo como o projeto fez diferença na minha vida. Vou completar 85 anos com qualidade. No grupo somos uma família e contamos uns com os outros.”

A partir de histórias como a de Magnonete, a agente de saúde Leydiane Mendes da Silva, que realiza com o grupo toda segunda-feira exercícios de alongamento, força e de equilíbrio, reconhece o bom andamento do projeto. “É gratificante trabalhar com os idosos. Eles são gratos e valorizam o nosso trabalho.”

De acordo com a agente de saúde Regislene Gonçalves Fernandes, o grupo foi um grande avanço conquistado pelo centro de saúde. “Antes, os usuários hipertensos e, principalmente, os idosos hipertensos frequentavam o centro de saúde praticamente todos os dias. Após a criação do grupo, eles não necessitam estar aqui com tanta frequência, pois desenvolveram qualidade de vida.”

Segundo Mirtes, o grupo também oferece palestras informativas sobre assuntos relacionados à saúde, como nutrição e odontologia. Além disso, ele recebe o apoio da médica da Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma) Cátia Costa. “Uma turma de estudantes da Feluma faz estágio no Centro de Saúde São José Operário a cada seis meses e, uma vez por semana, às quartas-feiras de manhã, eles fazem a aferição da pressão arterial dos participantes do grupo.”

Uma das integrantes mais jovens do grupo é Erica Aparecida, que entrou a convite da sogra dela e já frequenta o grupo há cinco anos. “Com três meses no grupo descobri que estava grávida, e fiz todas as atividades até um dia antes de ganhar a Rebeca. Minha pressão era baixa e regulou. Desde que minha filha nasceu eu a trago; ela participa todos os dias comigo.”



Funcionamento 

As aulas são realizadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 10h. Na segunda e na quarta-feira, as atividades ocorrem na Praça da Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens, no bairro Nova Vista; na terça, na quinta e na sexta-feira, ocorrem na sede da Associação Pró-melhoramento do bairro Boa Vista e adjacências.  

 

 

12/01/2018. Grupo do Centro de Saúde São José Operário. Fotos: Naara Dias/PBH