Pular para o conteúdo principal

Exposições realizadas nos museus da Pampulha são tema de vídeos
Foto: Mateus Lustosa/ Divulgação

Exposições realizadas nos museus da Pampulha são tema de vídeos

criado em - atualizado em

O projeto Pampulha Território Museus apresenta três vídeos produzidos sobre as exposições realizadas, desde dezembro de 2020, nos museus municipais públicos da região da Pampulha. O Museu Casa Kubitschek recebeu “Outras habitabilidades” e a Casa do Baile - Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design está com “Marcel Gautherot - registros modernos da invenção da Pampulha: depois e além” em cartaz até 3 de julho. Já o Museu de Arte da Pampulha realizou a exposição “Gráficografia” a partir do seu acervo, de artistas convidados e do acervo do Museu Histórico Abílio Barreto. A mostra foi encerrada em janeiro deste ano. 

Os vídeos oferecem um importante registro acerca dos processos de pesquisa curatorial e expográfica que orientaram a criação das exposições. Para a diretora de Museus da Fundação Municipal de Cultura, Janaina Melo, “os vídeos contribuem para que as exposições continuem a reverberar com os públicos compartilhando os processos e caminhos que determinaram o olhar sobre os acervos e programas dos museus e centro de referência da Fundação Municipal de Cultura”. As três exposições possuem curadoria do arquiteto Carlos M Teixeira e do artista gráfico Marconi Drummond. 

A exposição "Marcel Gautherot - registros modernos da Pampulha: depois e além" é tema do primeiro vídeo, que exibe o que foi selecionado para essa mostra e como o fotógrafo francobrasileiro Marcel Gautherot capturou de maneira singular a arquitetura moderna no Brasil, em especial o Conjunto Moderno da Pampulha. O acervo, inédito para Belo Horizonte, pertence ao Instituto Moreira Salles. 

O diálogo da casa modernista projetada por Oscar Niemeyer com outros modos de morar, arquiteturas e expressões artísticas diversas é a essência da exposição "Outras Habitabilidades”, tema do segundo vídeo. A mostra articulou obras contemporâneas, arte indígena e objetos de design com os móveis originais dos anos de 1950, que pertenceram a Juracy Guerra, antiga proprietária da casa, e apresentou os contextos históricos, culturais e políticos que caracterizam o território da Pampulha. A casa que abriga o Museu Casa Kubitschek foi projetada nos anos de 1940 para o então prefeito da capital mineira, Juscelino Kubitschek, e também se destaca pela sua arquitetura. 

E para quem não visitou a exposição “Gráficografia”, realizada a partir do acervo do Museu de Arte da Pampulha e exibida no Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB), pode conferir pelo terceiro vídeo as obras e experimentações gráficas do acervo do MAP. Os grafismos compostos a partir da interlocução entre as artes visuais e o design, com destaque para as linguagens e manifestações gráficas contemporâneas e suas influências no tecido urbano e social de Belo Horizonte, estiveram em exibição no Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB) entre dezembro de 2020 e janeiro de 2022. 

Serviço

Lançamento dos vídeos sobre as exposições 

Quarta-feira (1º): “Marcel Gautherot - registros modernos da invenção da Pampulha: depois e além”

Sexta-feira (3): “Outras habitabilidades”

Segunda-feira (6): “Gráficografia” 

Onde: site do projeto Pampulha Território Museus e canal da Fundação Municipal de Cultura no YouTube