Pular para o conteúdo principal

Entorno de EMEI no Santa Mônica recebe urbanismo tático
Foto: Divulgação/PBH

Entorno de EMEI no Santa Mônica recebe urbanismo tático

criado em - atualizado em

A prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Política Urbana - SMPU e da BHTrans, realizou nos dias 5 e 6 de julho uma ação de urbanismo tático no entorno da EMEI Itamarati, Santa Mônica, Região de Venda Nova. Foram dois dias pintando calçadas, vias e muros e levando muita cor para o local. No dia 7 de julho houve uma festa na rua para inaugurar o espaço requalificado. O objetivo principal foi alcançado: as crianças ficaram felizes e aprovaram a intervenção, traduzindo mais uma ação de sucesso da Prefeitura para o bem-estar das pessoas que vivem na cidade. 

O urbanismo tático chama a atenção por ser uma ação de baixo custo e pequena escala. Trata-se de intervenção no espaço público, utilizando a pintura e a implantação de mobiliários, que permite testar soluções de desenho urbano e proporcionar a interlocução com as pessoas que utilizam o espaço, além mensurar os impactos das medidas adotadas na dinâmica local, buscando a melhoria do espaço urbano e promoção do direito à cidade. A ideia é tornar os lugares mais agradáveis visando a mudança de comportamento e, a longo prazo, a criação de espaços mais seguros e qualificados para as pessoas caminharem, praticarem esportes ao ar livre e se divertirem. 

A ação tem como base os princípios do Plano Diretor, lei nº 11.181 de 2019, cuja  premissa é efetivar uma política urbana municipal responsável e inovadora, faz parte do Plano de Qualificação das Centralidades de Belo Horizonte, e de um projeto-piloto para aplicação de diretrizes da Urban 95 - uma iniciativa global que visa incluir a perspectiva de bebês, crianças pequenas e cuidadores no planejamento urbano, nas estratégias de mobilidade e nos programas e serviços oferecidos nas cidades. 

Segundo Cristina de Sá, Gerente de Mobilização e Educação Urbana: “A ação de Urbanismo Tático no entorno da EMEI Itamarati começou a ser organizada pela equipe da Subsecretaria de Planejamento Urbano (Suplan) no início de 2023 e para sua execução, foi necessário o envolvimento de vários órgãos da Prefeitura. O projeto foi concebido com o apoio de crianças matriculadas na EMEI que, no mês de maio, participaram de uma oficina sobre o tema. Os desenhos feitos por elas serviram de inspiração para a concepção do projeto executado.”