Pular para o conteúdo principal

Alunos da escola integrada durante visita a casa amrela que fica dentro do parque das mangabeiras
Foto: Divulgação/PBH

Criação de joaninhas auxilia no controle de pragas urbanas

criado em - atualizado em

Criar joaninhas pode parecer brincadeira de criança, mas o assunto é de adulto e tratado com seriedade dentro da Prefeitura de Belo Horizonte. “As joaninhas são poderosas no controle de pragas urbanas que atacam áreas verdes e plantações. Elas são insetos carnívoros que comem até mesmo larvas de lagartas, pulgões e moscas brancas. Uma biofábrica de joaninhas será usada para controle natural de pragas” explica Mário Werneck, secretário municipal de Meio Ambiente de Belo Horizonte.
 

A biofábrica será instalada na Casa Amarela no Parque das Mangabeiras e deve entrar em funcionamento até março de 2018. “Estamos reformando a Casa Amarela com recursos de compensação ambiental. No local, além da biofábrica irá funcionar um Centro de Referência em Educação Ambiental”, conta Afonso Henrique Fraga, diretor de Gestão Ambiental da SMMA.
 

De acordo com Fraga, o objetivo é que as joaninhas sejam empregadas diretamente no combate às pragas que causam danos na arborização nos logradouros públicos e áreas verdes, reduzindo os impactos causados pelas mesmas. “A inserção de joaninhas irá contribuir com o aumento na biodiversidade de flora”, observa.
 

França como referência 

O secretário de Meio Ambiente, Mário Werneck, informa que, para a efetivação de políticas ambientais, a Prefeitura busca formas de gestão que integrem novas tecnologias aos recursos existentes. Uma das estratégias de sustentabilidade da cidade, segundo o secretário, é a recuperação de serviços do ecossistema nos ambientes urbanos, gerando produção de alimentos, matérias primas, renovação de recursos hídricos, beleza cênica, redução de poluição, entre outros.
 

“Estamos nos espelhando na experiência implantada em Paris, onde a iniciativa gerou excelente resultado. Lá, eles distribuíram as larvas de joaninha para acabar com os pulgões e outros insetos que danificam jardins públicos. Paris é uma cidade que não usa pesticida há anos nos logradouros públicos. É uma referência de políticas ambientais de sucesso”, explica Werneck.
 

Distribuição para a população e produtores 

Além de serem utilizadas pela gestão pública, as joaninhas serão distribuídas para produtores e para quem se interessar. As larvas serão distribuídas dentro dos programas realizados pela PBH. O objetivo é acabar com as pragas sem o uso de agrotóxicos. 

“O controle biológico natural terá efeito positivo em áreas de produção de alimentos. Como boa parte das hortas urbanas desenvolvidas no município utiliza práticas agroecológicas, o controle biológico pode atuar com forma de manejo de pragas nas hortas urbanas. Dessa forma, o controle biológico tem papel chave na garantia de cultivos sustentáveis em áreas urbanas, ao promover a biodiversidade e ao eliminar os efeitos negativos da aplicação de agrotóxicos”, finaliza Afonso Fraga, diretor de Gestão Ambiental da SMMA. 

 

20/11/17. Joaninhas. Fotos: Divulgação/PBH