Pular para o conteúdo principal

Professora da educação infantil e dezenas de crianças da creche em sala de aula, sentados no chão.
Foto: Divulgação/PBH

Creche do bairro Vera Cruz ganha nova estrutura

criado em - atualizado em
Com término previsto para até o final do ano, as obras de reforma na Creche Recanto Comunitário Criança Feliz já mudaram a rotina de crianças, professores e funcionários da instituição. O prédio, construído há mais de trinta anos, passa por uma reformulação geral, permitindo a ampliação dos espaços e do número de vagas na instituição. A unidade é uma das 177 creches parceiras que receberam repasses da Prefeitura para obras de reforma.
 
Para a coordenadora pedagógica Acliner de Jesus Costa, a iniciativa da Prefeitura possibilitou transformar em realidade um desejo antigo. “Sempre fizemos pequenas intervenções no ambiente, mas é a primeira vez que esse prédio passa por uma reforma geral. Quem viu o antes e acompanha de perto o depois, percebe o quanto está diferente, o quanto está ficando bonito isso aqui. É um ganho para toda comunidade. Todos estão felizes e elogiando muito os resultados de cada etapa concluída”, revela a coordenadora.

Foram cerca de R$250 mil investidos pela Prefeitura para revitalização do prédio. O escopo de obra contempla instalação de piso vinílico e cerâmica, reboco de paredes em bloco aparente, pintura geral, reforma de muro, instalação de interfone, instalação de telhado, revisão e troca da rede elétrica, entre outros. Para os funcionários e comunidade, o recurso disponibilizado pela Prefeitura surpreendeu pelo valor e agilidade na liberação, permitindo realizar todas as mudanças necessárias de uma só vez.

Coordenadora administrativa da Instituição, Cláudia Gregório da Conceição disse que ficou surpresa quando soube que todas as solicitações feitas para a Prefeitura seriam atendidas. “Quando a Secretaria Municipal de Educação nos solicitou, no início desde ano, um levantamento das nossas necessidades, listamos tudo, mas não pensávamos que seríamos atendidos na íntegra. Quando recebemos a autorização, com todos os itens aprovados, eu não acreditei. Agora, a nossa creche já está com 'outra cara' e ainda nem terminamos a obra. Já está maravilhosa, mas vai ficar ainda mais linda. Teremos pátio coberto e até portão eletrônico. É muito positiva essa iniciativa da Prefeitura”, comenta.
 

Comunidade mais feliz

Os reflexos das mudanças já são observados na rotina da instituição. Crianças, professoras, funcionários e famílias já sentem o quando a revitalização do prédio está modificando o dia a dia na Creche Recanto Comunitário Criança Feliz. A professora Fabiana Alves de Oliveira conta que já consegue desenvolver um trabalho melhor com suas crianças. “Agora, temos uma infraestrutura ideal para as crianças, com espaços para dormir, brincar, comer, com tudo em seu lugar. Isso permite desenvolver um trabalho diferenciado e as crianças aprendem mais e melhor. Minha cabeça está cheia de ideias, que antes não eram possíveis de serem colocadas em prática, pelas limitações do ambiente” relata.

Fabiana conta que o piso escuro e as cores fortes das paredes não combinavam com uma escola infantil e trazia uma desmotivação. “Agora com a sala reformulada, mais ampla, clara e arejada, sem dúvida, há mais prazer e alegria tanto para as crianças como para mim”, desabafa Fabiana.

Mãe do aluno Douglas Lucas, de 3 anos, Suellen Cristina de Pádua acredita que a satisfação das crianças já demonstra o diferencial que a obra causou na rotina delas. “O Douglas está aqui desde 2016, mas eu já conhecia a instituição. Meu outro filho também estudou nessa creche e o prédio mudou muito, ficou muito melhor. Entrei e fiquei encantada com os resultados, ficou bonito demais. Ver a alegria do meu filho é muito bom. Ele chegou em casa dizendo ‘mãe, a sala está tão linda’, ele está tão entusiasmado com as mudanças aqui, que vim conferir de perto. E, realmente, mesmo ainda em obras, o ambiente está bem agradável e as crianças mais felizes. Estou encantada.”, relata a Suellen.

O entusiasmo de Douglas é compartilhado pelos demais alunos. Lorenzo, de 5 anos, também aprovou as mudanças. “Minha sala ficou diferente. Ficou mais bonita e eu gostei da cor… tô muito feliz e gosto de ficar aqui, de brincar com meus amigos. O pátio também tá bom, mas vai ficar mais bonito. Tá tudo muito legal e quando acabar tudo, todo mundo vai ficar mais feliz”, diz o pequeno.
 

Olhar técnico

Mesmo para quem não conhecia a instituição, as mudanças estruturais do prédio são significativas. Gil Carlos, diretor financeiro da construtora responsável pela obra, diz que mais que necessária, a reforma do prédio tem sido também um aprendizado para os trabalhadores que a estão executando. “A transformação desta creche comprova que a iniciativa da Prefeitura é extremamente salutar, que estão realmente cuidando das crianças e das pessoas que aqui trabalham. É uma obra que nos dá muito prazer em executar, e temos aprendido muito nesse ambiente”. Gil afirma que é preciso ter conhecimento e sensibilidade para não atrapalhar o dia a dia da creche. “É necessário estar atento as suas atitudes, respeitando o tempo e espaço dessas crianças, o horário de sono, atento a questão de poeira, do barulho, sem atrapalhar a rotina. Só é preciso bom senso e boa vontade, o exemplo está aqui”, finaliza Gil.
 

12/09/2018. Creche Recanto Feliz. Fotos: PBH/Divulgação