Pular para o conteúdo principal

Arte feita pela Prefeitura
Arte/PBH

Coluna Literária de março destaca obras da coleção “Leve um Livro”

criado em - atualizado em

A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Municipal de Cultura lançam nesta quarta-feira, dia 30, a 11ª edição da Coluna Literária. Neste mês, a publicação virtual destaca a coleção “Leve um Livro”, projeto que teve como premissa dar visibilidade à poesia de escritoras e escritores de todo o país. A Coluna Literária traz dicas que visam incentivar a leitura e pode ser conferida na íntegra no blog do Portal Belo Horizonte.

 

Esta edição da Coluna Literária celebra a efervescência da coleção, trazendo as resenhas dos livretos “Dez Poemas”, de Leila Míccolis, e “Uma rua chamada buraco quente”, de Caio Carmacho. O perfil literário será de Letícia Feres. A coleção “Leve um Livro” também está disponível no SoundCloud – soundcloud.com, onde os poemas podem ser ouvidos pelas vozes dos próprios poetas.

 

Foram realizadas três temporadas do projeto “Leve um Livro”, chegando ao total de 73 publicações. Cada poeta publicava pela coleção uma antologia diminuta de sua obra poética. As edições eram pequenas, arrojadas, cabiam no bolso e poderiam ser acessadas em áudio pelo site do projeto, que esteve no ar enquanto o mesmo ocorreu. 

 

Em cada edição eram distribuídos livretos de dois poetas, sendo sempre um nome de Belo Horizonte e outro de fora da cidade. Dessa maneira, o projeto propiciou um rico intercâmbio da palavra poética pela cidade. Além disso, contribuiu para que a poesia de poetas locais ficasse mais conhecida entre o público de Belo Horizonte. 

 

Sobre a Coluna Literária 

 

A Coluna Literária é um projeto da Gerência de Bibliotecas e Promoção da Leitura e da Escrita (GBPLE), que integra a Diretoria de Promoção dos Direitos Culturais da Fundação Municipal de Cultura. A iniciativa foi criada para incentivar a leitura, escrita e literatura, por meio de ação de mediação da leitura na rede de 22 bibliotecas públicas municipais de Cultura, a partir da difusão de livros e publicações que estejam disponíveis no sistema Pergamum das Bibliotecas da FMC. 

 

Rede de Bibliotecas 

 

A Rede de Bibliotecas da Fundação Municipal de Cultura é composta por 22 bibliotecas que atuam de forma integrada, com unidades em todas as regionais da cidade. São 17 bibliotecas instaladas nos Centros Culturais, além das unidades do Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado, do Museu da Moda (MUMO), do Cine Santa Tereza, da Escola Livre de Artes e a Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte (BPIJ-BH). Juntas, elas receberam em 2019 e 2020 mais de 18 mil títulos em seu acervo e garantem o acesso gratuito a 46.350 títulos e 115.780 exemplares, entre livros, gibis, folhetos, artigos, dissertações, monografias, teses, periódicos, CD-ROMs, DVDs, catálogos e outros itens.

 

As bibliotecas da FMC encontram-se abertas ao público, seguindo os protocolos de prevenção à covid-19 elaborados pela Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Municipal de Cultura em diálogo com representantes de diversos espaços. As unidades dos Centros Culturais funcionam de terça a sexta-feira, das 9h às 18h; e aos sábados, das 9h às 17h. A Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte (BPIJ-BH) funciona de terça a sexta-feira, das 10h às 18h, e aos sábados, das 10h às 14h, a biblioteca do Museu da Moda de Belo Horizonte funciona de quarta-feira a sábado, das 11h às 18h, e a biblioteca do Cine Santa Tereza funciona de quarta a sexta-feira, das 10h às 19h. Não é necessário agendamento prévio para as visitas. O público pode também pesquisar o acervo das bibliotecas e fazer a reserva de livros e publicações através do catálogo on-line no endereço: bibliotecasfmc.pbh.gov.br.