Pular para o conteúdo principal

Centro de Saúde Granja de Freitas tem grupo que promove saúde e emagrecimento
Foto: Divulgação PBH

Centro de Saúde Granja de Freitas tem grupo que promove saúde e emagrecimento

criado em - atualizado em
Com o objetivo de ajudar no controle de doenças como diabetes, hipertensão e obesidade, o Centro de Saúde Granja de Freitas criou, em 2018, o grupo Saúde é Vida. Toda quarta-feira, a partir das 8 horas, cerca de 30 usuários, com idades entre 45 e 80 anos, se reúnem para receber orientação e acompanhamento da Equipe de Saúde da Família. A dona de casa, Ângela Graça da Cruz de 62 anos, destaca que a participação no grupo possibilitou uma mudança na sua qualidade de vida. “Depois que entrei para o grupo minha vida mudou completamente. Após seis meses seguindo as orientações dos profissionais, eu emagreci 18 quilos e isso me trouxe muita qualidade de vida e autoestima”, afirma.

A Equipe de Saúde da Família é composta por médica, uma enfermeira, auxiliar de enfermagem e cinco Agentes Comunitários de Saúde. Nos encontros, a equipe faz a aferição da pressão, confere o Índice de Massa Corporal e oferece diversas palestras, com o apoio do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica.

Segundo a médica do grupo, Maria Cristina Zanetti, as palestras com nutricionistas, psicólogos e outros profissionais têm o objetivo de reforçar e de estimular o cuidado com a saúde de forma mais didática e interativa. “O nutricionista, por exemplo, faz um suco natural com várias frutas, para ensinar um jeito fácil de substituir bebidas que prejudicam a saúde”. 



Promoção e prevenção

A proposta do grupo é oferecer de apoio e orientação aos usuários sobre os cuidados com a saúde e a alimentação. De acordo com a enfermeira do grupo, Fernanda Cláudia Pereira, a promoção traz conscientização e faz com que o paciente desenvolva uma corresponsabilização no seu tratamento. “É importante tirar o foco da doença e trazer um olhar para a promoção da saúde, e, por meio de novos hábitos mais saudáveis, melhorar a qualidade de vida do paciente”.

Maria Nicolina Cândido, de 66 anos, se mostra contente com os resultados obtidos no grupo. “Aqui aprendi como fazer uma alimentação correta e, com isso, consegui controlar o diabetes e a hipertensão, além de ter melhorado o meu estado emocional. Quando decidi entrar para o grupo, eu estava com muitos problemas familiares e à beira de uma depressão. Eu encontrei no grupo, não só tratamento, mas uma família e um ótimo lugar para convívio”, definiu.
 
 

Equipe que promove o grupo Saúde é Vida, na Granja de Freitas