Pular para o conteúdo principal

Banda da Guarda Municipal se apresenta na Praça Sete, em BH
PBH/Divulgação

Campanha de Natal da Prefeitura é reconhecida pelos comerciantes da área central

criado em - atualizado em

Inaugurada no dia 1º de dezembro com o objetivo de promover melhorias reivindicadas pelos lojistas de 18 quarteirões da área central da capital mineira, a campanha Natal em Movimento já colhe elogios e reconhecimento dos comerciantes.

 

O projeto criado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, tem promovido ações voltadas para a mobilidade, a limpeza urbana e a segurança pública, além de atrair público e reaquecer o comércio do hipercentro, que conta com cerca de 22 mil empreendimentos ativos, o maior contingente da capital.

 

A campanha também trouxe ações culturais e de empreendedorismo. E o cenário de mobilidade urbana passou a contar com sinais semafóricos personalizados com alusão ao comércio da região.

 

A diretora da Associação dos Comerciantes do Hipercentro de BH, Jacqueline Bacha, avalia os impactos positivos da campanha Natal em Movimento.

 

“Percebemos maior ação da limpeza urbana, seja nas vias e na coleta de lixo, assim como na desinfecção com cloro nos quarteirões fechados. Houve também maior agilidade na recuperação de alguns passeios em vias de grande fluxo. Gostamos muito dos enfeites natalinos na Praça Sete, o coração da cidade e referência de comércio e tradição. Eles iluminam, alegram e motivam todos que por ali passam, trabalham e empreendem. Este Natal é decisivo para que os muitos estabelecimentos que tanto sofreram durante a pandemia, possam se reerguer”, afirma Jacqueline Bacha.

 

Segundo a comerciante, a requalificação constante do espaço público da região central traz benefícios a todos. “Precisamos de um comércio ativo e que gere emprego e renda de forma contínua e sustentável. Da mesma forma, precisamos de ruas iluminadas, árvores podadas, segurança pública, espaço público ordenado, eventos de qualidade e limpeza urbana aprimorada a cada dia”, comemora.

 

As ações da campanha de Natal da PBH seguem até o Dia de Reis, data em que a iluminação especial será desfeita.

 

No último dia 20, por exemplo, a Banda da Guarda Municipal se apresentou na Praça Sete, no quarteirão fechado da rua Rio de Janeiro, com repertório que atraiu e ganhou elogios da população que passava pelo local. “A banda de música da Guarda Municipal foi criada em 2007 e é composta por guardas instrumentistas que complementam as ações cidadãs de polícia comunitária. Para nós, foi gratificante receber o convite da secretaria de Desenvolvimento Econômico para realizarmos essa apresentação musical. A função da banda é levar alegria, emoção, cultura e entretenimento à população de Belo Horizonte”, afirma o subtenente da Guarda Municipal, Cléber Eustáquio.