Pular para o conteúdo principal

Animais do Zoológico recebem cuidados e “mimos” para enfrentar calor intenso
Foto: Suziane Brugnara/PBH

Animais do Zoológico recebem cuidados e “mimos” para enfrentar calor intenso

criado em - atualizado em

O Jardim Zoológico de Belo Horizonte adota todos os cuidados para manter o bem-estar dos animais que fazem parte do plantel da instituição nas diferentes estações do ano. Nos períodos de calor mais intenso, como os que vêm ocorrendo, os técnicos da Área de Bem-Estar Animal preparam “itens de enriquecimento ambiental” que costumam agradar o paladar de várias espécies e ainda proporcionam um refresco nos dias de temperaturas elevadas.

 

Animais como elefante, macaco-prego e bugio recebem picolés feitos com suco e pedaços de frutas, além de água de coco-verde; o leão e a onça-parda, blocos de gelo com pedaços de carne; enquanto as araras da Praça das Aves ganham frutas congeladas. A família de gorilas também recebe frutas, legumes frescos e coco-verde inteiro. Vale ressaltar que esses itens, além de propiciar conforto térmico e ajudar a estimular os animais a desempenhar comportamentos naturais, fazem parte da programação de rotina da Área de Bem-Estar da instituição e envolve profissionais da Nutrição e Manejo das espécies.

 

Os recintos também já são ambientados de forma que os animais tenham opções de sombra para se abrigarem, além do fornecimento de água limpa durante todo o dia, o que auxilia na hidratação. Além disso, também são utilizados spray de água para umedecer alguns recintos, quando necessário.

 

Todas essas ações têm como objetivo aumentar as condições de conforto e bem-estar dos animais e, ainda, permitir que as espécies possam explorar seus recintos de uma maneira mais natural e espontânea, além de estimular o desempenho de comportamentos de interação entre indivíduos de um mesmo grupo. Constantemente, a equipe técnica avalia a necessidade de outras iniciativas que são executadas de acordo com as demandas e especificidades de cada espécie.