Pular para o conteúdo principal

Ambiente em Foco: Como utilizar joaninhas e crisopídeos para afastar insetos
Foto: Rodrigo Clemente/PBH

Ambiente em Foco: Como utilizar joaninhas e crisopídeos para afastar insetos

criado em - atualizado em

Como controlar a invasão de insetos nas plantas sem utilizar remédios químicos? Nesta terça-feira (5), a partir das 14h30, a bióloga Nathália Abreu Mezzetti fará a palestra on-line “Biofábrica de Joaninhas e Crisopídeos: práticas e vivências para o controle biológico de insetos invasores em plantas”, no Ambiente em Foco Virtual (AFV) da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A palestra é promovida pela Gerência de Educação Ambiental.

Nathália Mezzetti é graduada em Ciências Biológicas, com ênfase em Gestão Ambiental, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas, com especialização em Gestão e Manejo Ambiental em Sistemas Florestais, pela Universidade Federal de Lavras – UFLA, e MBA em Administração Pública e Gerenciamento de Cidades pela Uninter. Atualmente, ela atua à frente da Fábrica de Joaninhas e Crisopídeos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Belo Horizonte.

A palestra desta terça-feira, no Ambiente em Foco Virtual, terá como temática a Biofábrica de Joaninhas e apresentará tópicos como: o histórico da Biofábrica na SMMA; as técnicas de produção das joaninhas; o papel das joaninhas e dos crisopídeos para afastar pulgões e cochonilhas invasores. O combate por meio das joaninhas e dos crisopídeos possibilita a produção de alimentos mais saudáveis, já que dispensam o uso de defensivos químicos. A Biofábrica de Joaninhas é um projeto premiado estadual, nacional e internacionalmente.

O ciclo de palestras Ambiente em Foco Virtual faz parte do projeto Educação Ambiental On-line, que surgiu durante a pandemia da Covid-19, diante das exigências de isolamento físico e distanciamento social. Desde seu início, em 2020, o ciclo de palestras AFV já contou com a presença de 5.825 participantes nas palestras virtuais. Somente no primeiro semestre de 2023, já foram formados 2.172 participantes em dez palestras.

A inscrição é gratuita basta acessar o link. A confirmação da inscrição, bem como as orientações para participação e o acesso à sala virtual serão enviados por e-mails aos participantes.

Em caso de dúvidas, o interessado pode entrar em contato pelo e-mail ambiente em foco@pbh.gov.br.