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Contribuições sobre a Consulta Pública nº 002/2023

INSTRUÇÕES GERAIS


Este Fórum é destinado ao recebimento de  contribuições pertinentes ao projeto de implantação de intervenções para prioridade ao transporte coletivo, para a Av. Abílio Machado, entre Av. Heráclito Mourão de Miranda e o Anel Rodoviário.
 

A Prefeitura de Belo Horizonte tem como uma de suas diretrizes para a melhoria da mobilidade urbana a implantação de ações para a Priorização do Transporte Coletivo. Para atender essa diretriz, foram avaliados e estudados mais de 70 km de vias e corredores, incluindo a Av. Abílio Machado.
 

As intervenções na Av. Abílio Machado irão contemplar a implantação de uma faixa exclusiva entre Av. Heráclito Mourão e Anel Rodoviário, de segunda-feira a sexta-feira, das 6h às 19h30, nos dois sentidos.
 

Tendo em vista a variação das larguras das calçadas e pistas ao longo da via, para viabilizar a Faixa Exclusiva, o projeto propõe a correção dos alinhamentos de meios-fios em muitos trechos para criar uma pista com a largura suficiente para comportar duas faixas por sentido, sendo que uma para os ônibus e a outra para o tráfego em geral.
 

Para melhorar a acessibilidade foi indicada a implantação de rebaixos para pedestres em todas as travessias, inclusive nas vias transversais.

Serão implantados novos pontos semaforizados, seja para controle do tráfego de veículos, seja para a travessia de pedestres.

 

Participe!

Orientações gerais para participação e contribuição:

  • Os documentos objeto desta Consulta estão disponíveis no portal da BHTRANS, em "Consultas Públicas", na seção "Em Andamento" e referentes à CONSULTA PÚBLICA Nº 002/2023.
     
  • Observação: Para registrar sua contribuição basta preencher as informações requeridas ao final da página em "Comentar", informando seus dados e inserir em "Assunto" e "Comentário" o título e o conteúdo, respectivamente, da sua contribuição ao assunto tratado na Consulta Pública.

     

    Em resposta a mensagens recebidas via fórum participativo, a BHTRANS esclarece que:

    As Políticas Nacional e Municipal de Mobilidade Urbana estabelecem por meio de legislações específicas a priorização dos modos coletivos e públicos de transporte e também os deslocamentos a pé e de bicicleta.

    A Prefeitura de Belo Horizonte tem como uma de suas diretrizes para a melhoria da mobilidade urbana a implantação de ações para a Priorização do Transporte Coletivo. Nesta etapa foram avaliados e estudados mais de 70 km de vias e corredores onde as frequências de ônibus são as mais representativas em todas as regiões da cidade e que geram atrasos em suas viagens, inclusive a Av. Abílio Machado. Esta via está inserida no Plano Diretor de Belo Horizonte e para atender a legislação vigente (anexo X da Lei 11.181/2019) foi contemplada a implantação de Faixa Exclusiva para este modal.

    Tendo em vista a variação das larguras das calçadas e pistas ao longo da via, para viabilizar a Faixa Exclusiva será necessária a correção em muitos pontos e trechos do alinhamento dos meios-fios para criar uma pista com a largura regular e suficiente para comportar duas faixas por sentido, sendo uma para os ônibus e a outra para o tráfego em geral. Também foi necessária a regularização das calçadas nestes trechos, eliminando os usos irregulares para estacionamentos. Cabe ressaltar que a maior parte das calçadas manterá largura superior a 3,00m, em alguns trechos menores com média de 2,50m e excepcionalmente com largura inferior, mas sempre respeitando os parâmetros legais para a circulação de pedestres. 

    As vagas de estacionamento suprimidas foram transferidas para as vias transversais. No âmbito da acessibilidade foi indicada a implantação de rebaixos para pedestres em todas as travessias, inclusive nas aproximações das vias transversais e adequação dos existentes. Serão implantados novos pontos semaforizados, seja para controle veicular seja para a travessia de pedestres. Está prevista a implantação de um rotor na Praça Paulo VI com nova sinalização e travessias de pedestres. A interseção com as avenidas Brigadeiro Eduardo Gomes e Heráclito M. de Miranda passará a operar com apenas 2 estágios semafóricos e com nova geometria proporcionando maior fluidez para o tráfego de veículos e mais oportunidades e segurança nas travessias de pedestres.

    Para a implantação da nova sinalização horizontal (marcas viárias) a via será recapeada em toda sua extensão.

    Existe uma carência de área para a modal bicicleta na avenida. Contudo, está sendo indicado uma rota cicloviária passando pelas Av. Ivaí e Brigadeiro Eduardo Gomes e a outra pelas Avenidas João XXIII e Tancredo Neves.

    Nos estudos foi avaliada a possibilidade da criação de um binário entre a Av. Abílio Machado com as Avenidas Ivaí e Brigadeiro Eduardo Gomes. Sua inviabilidade baseou-se principalmente na distância entre os dois corredores, através das vias transversais cujas extensões variam entre 200,0m (duzentos metros) e 500,0m (quinhentos metros) e pelas declividades inapropriadas. Estas distâncias, aclives e declives dificultariam substancialmente o deslocamento dos usuários do transporte coletivo e prejudicariam a micro acessibilidade nas vias da região.

    Está prevista em muitos trechos do Corredor a adequação dos canteiros centrais, onde a largura da pista permitiu, inclusive o prolongamento do canteiro em frente à Rua Bartira para coibir manobras de conversão à esquerda e retornos não regulamentados.

Retirar o estacionamento da avenida, criar vagas de estacionamento público nas vias laterais...

As ruas laterais já ficam cheias com carros estacionados devido ao alto movimento do comércio na Abílio Machado, colocar mais veículos nas vias laterais ninguém estaciona mais.

A população é favorável à implantação da faixa exclusiva de ônibus, não só na av Abílio, mas em todas as ruas onde circulam os ônibus com frequência melhor do que 30 minutos. O maior problema da proposta é o horário. As 6h já tem muito da população que está a meio caminho do trabalho, já. O horário tem que ser expandido e a faixa deveria ser 24h ou, no mínimo, funcionar das 4h-22h.

Além de tudo, a faixa tem que ser exclusiva para ônibus mesmo. Em hipótese alguma a prefeitura deveria liberar a circulação de táxis para atrapalhar os coletivos.

Acredito que o projeto, que visa a uniformização do canteiro central e não menciona a diminuição das calçadas da av Abílio Machado, não viabilizará uma fluidez no trânsito com uma pista exclusiva para os ônibus. O acesso às lojas também será prejudicado.
Acredito que uma obra no encontro da Av Abílio Machado com a Praça São Vicente, aumentando a fluidez no gargalo que já existe, seria de grande eficiência.

Sou favorável à implantação da Faixa Exclusiva na Abílio Machado.
Melhor ainda, fazer um binário de circulação em que a venida Abílio Machado entre Heráclito Mpurão de Miranda e Itaú tenha sentido de circulação único no sentido centro e as avenidas Ivaí (1 pista) e Brigadeiro Eduardo Gomes tenha circulação apenas em sentido bairro.

Assim dá para colocar ESTACIONAMENTO ROTATIVO (Já que é impossível estacionar na Abílio Machado enntre 6 e 21hs), faixas exclusivas, adequar semáforos, acessos e travessias e fluxo de trânsito.

Por ser uma área de imenso comercio e próximo a comunidades mais carentes, é muito comum muitas pessoas irem a pé ou de bicicleta até o comercio da região. como via de passagem é muito comum a passagem de muitos ciclistas saindo da região do Padre Eustáquio sentido ao Serrano. acredito que valorizar estes dois modais e reduzir a velocidade dos outros veículos na via será um ganho enorme para a população ao redor.

Complementação do Canteiro central na Avenida Abílio Machado entre Rua Itobi do Oeste e Rua Bartira.

Muitos veículos originados do Anel Rodoviário realizam conversão proibida pois não há canteiro central entre Rua Itobi do Oeste e Rua Bartira. Tal medida irá evitar isso, melhorando a segurança da via.

Prezados bom dia,

Tenho que passar diariamente pela Av. Abílio Machado e tenho a certeza de que é uma avenida muito estreita para comportar faixa exclusiva de ônibus. O tráfego já é caótico nos horários de pico do jeito que está, imaginem que apenas 1 faixa para veículos "normais". O grande gargalo está no final da Avenida Abilio Machado onde temos um cruzamento com Av. Brigadeiro Eduardo Gomes e Heráclito Mourão. Temos um semáforo de 3 tempos que provoca um congestionamento diário nesta avenida. Poderiam pensar numa solução viável para este cruzamento que seria bem melhor ao trânsito como um todo. Vamos pensar, afinal as ciclovias do bairro Castelo já pioraram muito o trânsito por ali...estreitando as faixas para os carrros. Não vamos repetir o erro também no Abílio Machado.

Atenciosamente,

Paulo Rocha

Sou contra, pois sem ter faixa exclusiva os ônibus já andam um atrás dos outros, sendo que a avenida já tem faixa ou passeio no meio; com a faixa vai complicar mais o trânsito. Os engenheiros que estão que esse projeto deveriam usar ônibus diariamente para verificar o fluxo que existe na avenida.

Priorizar faixa exclusiva de ônibus não é solução quando o gargalo está no final da Avenida Abilio com a Heráclito, num semáforo que retém todo o tráfego da avenida. Sacrificar o comércio com a retirada das vagas de estacionamento também não resolve porque sobrecarrega as ruas latereis que já não comportam o número de veículos que já estacionam no local. "Priorizar" ônibus quando se tem um serviço precário é um trabalho nada inteligente. Ninguém deixará seu carro em casa pra passar raiva em ônibus. Sempre se "prioriza" um tipo de modal de transporte, os outros saem perdendo. Onde está o direito dos demais que se deslocam nesta avenida? Terão que disputar uma única faixa assim como fazem na Rua Padre Eustáquio, por exemplo? Não concordo!

Vias públicas nunca deveria ser usadas para estacionamento. Muitos que deixam seus carros ali ou estão fazendo compras ou no trabalho. Acredito que a melhor solução seria um estacionamento público, principalmente pra quem trabalha na região.

Não concordo. Aprendam com o erro que foi a implantação de faixa exclusiva na Av. Pedro II. A faixa passa a maior parte do dia ociosa enquanto os carros disputam as que restaram. Além de ter prejudicado o comércio sem as vagas de estacionamento ao longo da avenida.

As faixas exclusiva de ônibus devem existir sim, sempre. Quanto aos estacionamento deve buscar outra solução, até porque a maioria da população precisam de ônibus.

Av. Abílio Machado é estreita demais. Deveria ser mão única exclusiva no sentido Bairro Centro e a Av. Brigadeiro Eduardo Gomes mão única no sentido Centro Bairro.

CONSULTA PÚBLICA Nº 002/2023 - Implantação de intervenções para prioridade ao transporte coletivo, para a Av. Abílio Machado

Bom dia,

acho extremamente válida e urgente a ideia. Apoio e sugiro suspender no mesmo horário permissão de estacionamento na via. O fluxo de trânsito é muito intenso na mesma; as intervenções auxiliaram demais.

1 Avaliar possibilidade de se criar vias alternativas no trecho a fim de diminuir trafego de veículos leves e caminhões no trecho com sentido único de ida e volta de cada lado da Abílio Machado.

2- Intensificar intervenções de acessibilidade no treco.

3- Diminuir pontos de parada e estacionamento permitido transferindo a exemplo da Pedro II para vias laterais.

4- Implementar Separadores físicos no centro da via no trecho para se evitar possibilidades de colisões frontais uma vez que a redução da largura pode causar, imprudências e ultrapassagens proibidas.

5- Implementar desde já via de ciclistas

Só temos melhorias para os ônibus? Onde estão as melhorias para os carros? Só vejo falando de ciclovia, faixa exclusiva de ônibus, faixa exclusiva de moto... Ponham uma coisa na cabeça, quem anda de carro não troca por ônibus nem se ele fosse de graça! Av. Abilio Machado não comporta faixa exclusiva, só traria o caos no trânsito. Melhor engavetar este projeto. Obrigado.

Entendo que os locais para estacionamento de veículos serão extintos, o que seria um transtorno aos motoristas. Com a diminuição da largura das calçadas, o pedestre também sofrerá, pois normalmente, em virtude do comércio local, as calçadas ficam lotadas. Existem dois gargalos na Abílio Machado que atrapalham o trânsito na avenida, sendo o primeiro o cruzamento com a Av. Heráclito, devido ao sinal de quatro tempos e o segundo a saída para a Av. Ivaí e Praça São Vicente. Um projeto viário para a Praça São Vicente, Av. Ivaí e Anel Rodoviário seria a melhor opção no atendimento dos bairros, no escoamento do trânsito na Av. Abílio Machado e Anel. Caso contrário, as obras a serem implementadas se tornarão um desperdício de dinheiro.

1- Intensificar arborização da via

2- Correção de passeios no sentido de melhorar trafego de pedestres e paradas de onibus mais acesssíveis, Criação de pontos de embarque e desembarque de taxi e uber diferentes dos pontos de onibus ou mesmo que no mesmo ponto que seja especifico para esta operação de embarque e desembarque

3- Instalação de pontos para bicicletas elétricas - programa da prefeitura.

Que tem essa preocupação, na maioria das vezes estacionam seus carros ou pra fazer compras ou trabalhar. O estacionamento deveria ser permitido apenas pra carga e descarga , quanto aos carros, um estacionamento público seria viável.

Não, não e não. Perceberam que o trânsito de BH só piora? Será que estas faixas exclusivas de ônibus são realmente a solução. Porque já existem várias delas pela cidade e o belorizontino continua a desbravar o trânsito desta cidade em seus carros nos enormes congestionamentos. Não vamos abrir mão do deslocamento em carro particular em detrimento de um transporte público deficitário e mal gerido.

As pessoas estão misturando ônibus precário com soluções de mobilidade. Quanto aos ônibus precário a prefeitura deveria vistoriar os mesmos e não permitir que veículos sujos e deficitários circulasem trazendo perigo pra todos.

Terrível seria esta faixa exclusiva, aliás tudo que prioriza um segmento em detrimento de outros costuma trazer mais dor de cabeça do que solução de fato.

A Avenida Abílio Machado é estreita demais para faixas exclusivas para ônibus. A título de sugestão, uma opção seria que o trânsito de veículos particulares ficassem em apenas um sentido, utilizando-se a Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes para o sentido contrário. Os ônibus continuariam nos dois sentidos. Um estudo deveria ser feito para os retornos e cruzamentos nas duas avenidas que citei. Assim, o passageiro do transporte coletivo não seria prejudicado e haveria uma compensação para o motorista particular.

Querem matar o comércio na Abilio Machado? Querem piorar o congestionamento nos horários de pico? Querem fazer as pessoas evitar trafegar neste local? Então a faixa "tenebrosa" é a solução...

Acredito firmemente que faixas exclusivas na av Abílio Machado, será um enorme retrocesso, atraso, tendo em vista as dimensões da via. vai diminuir o fluxo de veículos menores e forçar a utilização de ônibus coletivo.

Analisar se é possível instalar vagas a 45° para veículos nos trechos em que a calçada permanecerá larga o suficiente para comportar vagas e tráfego de pedestres. Considerar essa ideia também para as alterações na av. Brigadeiro Eduardo Gomes Criar projeto paisagístico com muitas árvores nas calçadas.

Proibição de ESTACIONAMENTO PROIBIDO em todo o sentido da Avenida Abílio Machado., É um dos grandes gargalos da avenida, principalmente para que sai do Bairro Alípio de Melo. Os comerciantes não irão gostar mas é fundamental para melhoria do trânsito.

Sou um morador da regiao a 25 anos, a proposta se mostra viável e de bom tom, a região ganhou mais um hipermercado (Mart Minas) e a avenida Abilio Machado já se mostra inviável e totalmente incapaz de suprir o transito durante a semana.
Tenho observado que a Avenida paralela (Av Brigadeiro Eduardo Gomes) cresceu muito nos últimos anos, atraindo comercios novos e um maior movimento de veículos e pedestres, na minha visão, por ambas as avenidas praticamente ligarem aos mesmos pontos, não seria melhor fazer a avenida Abilio Machado de mão e a avenida Brigadeiro Eduardo Gomes de contra mão?

Seja qual for o método usado, essa região precisa urgentemente ter o problema resolvido, é muito transito, muitos pedestres e muito estresse no dia a dia.

Fico a disposição para ajuda-los

att;

Referente sobre a criação das faixas exclusivas na avenida Abílio Machado é mas não irá funcionar devido ao:
A via não comporta 2 sentidos de veículos em horário de pico, onde gera engarrafamentos demasiadamente grandes, que não será resolvido com apenas faixa de ônibus, já que existem afunilamento de faixa em ambos os sentidos(Pampulha/Centro), onde que os ônibus irão novamente misturar com o tráfego particular, criando um congestionamento de ônibus na faixa exclusiva.
Há melhor solução é a criação das faixas exclusivas na Abílio Machado e nas avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, que também deveriam passar a funcionar em um único Fluxo,(Mão única), onde que é possível atingir a criação de 4 faixas em ambas as avenidas com a configuração da esquerda para direita na ordem:
Estacionamento Paralelo -Faixa de trânsito-Faixa de Ônibus-Faixa de Ônibus com paradas.Dessa forma de fato se terá uma melhoria real no trânsito da região.

Vai ser ótimo criar uma faixa exclusiva para ônibus.
Está avenida hoje, tem um trânsito tumultuado por conta de lobistas e agências de veículos, estás em especial, expõe seus veículos na rua. E acabam com os estacionamentos. Tumultuando o trânsito de veículos e principalmente de ônibus, que não tem nem onde parar para embarcar e desembarcar passageiros.
Se fizer igual foi feito na av Pedro segundo, vai ser excelente.

Prezados,

Sou extremamente contra a implantação da faixa exclusiva para onibus na avenida Abilio Machado por um simples motivo; a retirada dos estacionamentos de veiculos nas vias irá ACABAR com o comercio da avenida. As vias proximas à avenida não suportariam o fluxo de veiculo que estaciona nela durante o dia. E o comercio local depende diretamente dessa possibilidade de estacionamento.

Precisamos muito de um olhar para essa Avenida perdemos muito tempo principalmente no período da manhã para irmos ao trabalho,o trânsito agarra muito e temos que sai de nossas casas com até mais de uma hora de antecedência.

Com certeza vai desafogar o trânsito na região, são muitas linhas de ônibus de BH e Contagem que transitam por esta avenida.

Seria viável implementar nos dois sentidos centro e bairro.