Pular para o conteúdo principal

Urbel apresenta Programa Estrutural em Áreas de Risco a representantes da Prefeitura de Porto Alegre
Foto: PBH/ Divulgação

Urbel apresenta programa a representantes da Prefeitura de Porto Alegre

criado em - atualizado em

Na segunda semana de janeiro, o secretário de Habitação e Regularização Fundiária de Porto Alegre, André Machado, visitou a capital mineira para conhecer de perto as ações desenvolvidas pela Prefeitura de Belo Horizonte nas áreas de risco geológico da cidade. Acompanhado da equipe, o secretário foi recebido no auditório da Urbel, onde assistiu a uma apresentação sobre o tema, feita pelo diretor-presidente da Empresa, Claudius Vinicius Leite. A diretora de Área de Risco e Assistência Técnica, Isabel Volponi, e o diretor de Habitação e Regularização, Aderbal de Freitas, auxiliaram na condução dos trabalhos.

 

Durante a exposição, foi ressaltada a importância do Pear ao longo dos anos para diagnosticar, prevenir, monitorar e minimizar situações de risco geológico e inundação, com o intuito de evitar acidentes graves e preservar vidas, assegurando proteção às famílias. O mapeamento dessas áreas, os desafios inerentes ao Programa - como as novas ocupações - e o trabalho de consolidação de parcerias com as comunidades envolvidas também foram amplamente discutidos, com esclarecimento de dúvidas e troca de experiências entre os participantes.

 

Os gestores de Porto Alegre ainda aproveitaram a oportunidade para  conhecer a sede da Defesa Civil Municipal e visitar o escritório da Urbel destinado ao PAC Três Bacias, na região do Ribeirão Onça, onde foram recebidos pela assessora de Trabalho Técnico-Social da Empresa, Ana Flávia Machado, que passou informações sobre as ações desenvolvidas no local, com destaque para o trabalho de parceria realizado com os moradores. A atividade foi finalizada com a visita do grupo a uma horta comunitária, criada em área remanescente no bairro Novo Aarão Reis.

 

O secretário André Machado avaliou que o objetivo de sua equipe foi alcançado, já que o foco era conhecer melhor o Pear e entender como a prefeitura de BH tem trabalhado nas áreas de risco, incluindo a recuperação dos locais desocupados. “Gostamos muito do que vimos aqui. Nossa intenção em Porto alegre é trabalhar com ações semelhantes, garantindo a integridade das pessoas e a recuperação dessas áreas. A troca de experiências tem sido fundamental nesse processo e, mais uma vez, viemos buscar inspiração em Belo Horizonte”, concluiu.