Pular para o conteúdo principal

Solução tecnológica da PBH é finalista em mais um prêmio nacional
Foto: Amira Hissa/ PBH

Solução tecnológica da PBH é finalista em mais um prêmio nacional

criado em - atualizado em

O programa BH Digital, da Prefeitura de Belo Horizonte, é finalista no Prêmio Case de Sucesso da empresa 4Network, junto com outras cinco iniciativas. A cerimônia para anúncio dos ganhadores acontecerá no próximo dia 23, em Foz do Iguaçu (PR), durante o evento 4CIO Public Sectors.

O BH Digital foi lançado em 2019 sob a gestão da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão e permite o gerenciamento de processos de negócios, eletrônico de documentos e a gestão de relacionamento com o cidadão. 

O pacote de ações envolveu a simplificação e automatização de, aproximadamente, 600 serviços do Programa BH Digital até junho de 2023, disponibilizados no Portal de Serviços da PBH. Entre maio de 2020 e junho de 2023 foram contabilizados no BH Digital mais de 1 milhão de solicitações de cidadãos abertas por meio do Portal de Serviços, aplicativo PBH APP, telefone 156 e Central BH Resolve. Nesse período foram cadastradas 758 mil pessoas na base de dados da PBH.

Atualmente, o Portal de Serviços consolida informações sobre 1.377 serviços prestados pela administração municipal, sendo 924 deles com possibilidade de solicitação pela própria plataforma. Um aumento de 450% no comparativo com dezembro de 2016, quando apenas 168 serviços digitais eram oferecidos.

Prêmio

O Prêmio Case de Sucesso pretende dar visibilidade ao trabalho e a implantação de sucesso de uma solução em uma companhia, assim como estimular o compartilhamento de experiências entre profissionais de TI de todo o Brasil.

Reconhecimento 

No dia 25 de agosto, a Prefeitura de BH conquistou o segundo lugar no Prêmio ABEP Excelência em Governo Digital-Gov.Digital, na categoria Melhor Solução de Governo Digital Orientada ao Cidadão, pela solução tecnológica. O prêmio é considerado o maior do país na área de tecnologia da informação.