Pular para o conteúdo principal

Bicicleta verde em cima de ciclovia, durante o dia.
Foto: Divulgação

Novo sistema de bicicletas compartilhadas entra em operação na Pampulha

criado em - atualizado em

No domingo, dia 8 de setembro, a partir das 9h, será inaugurado o novo Sistema de Bicicletas Compartilhadas com Estações, do projeto BIKE BH, da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTrans. O evento faz parte do mês da mobilidade, comemorado em setembro.

 

O sistema contará com 14 estações e cem bicicletas e será operado pela Serttel - Soluções em Mobilidade e Segurança Urbana, credenciada no processo de chamamento público realizado no primeiro semestre deste ano. A empresa ficará responsável por implantar, instalar, realizar manutenção e operar todo o funcionamento do sistema.  

 

Os locais para implantação das estações foram avaliados e aprovados pelas diversas instâncias de preservação do patrimônio, considerando que o local integra o Conjunto Moderno da Pampulha, eleito patrimônio mundial pela UNESCO.

 

A implantação de sistemas de compartilhamento é estratégica em cidades que têm como meta o aumento dos deslocamentos por esse modo ativo. As bicicletas compartilhadas estão em consonância com as diretrizes do Plano Diretor de Mobilidade Urbana de Belo Horizonte, o PlanMob - BH, que vem sendo construído em conjunto com a sociedade civil.

 

Em breve, a BHTrans vai relançar dois chamamentos públicos para o credenciamento de empresas para implantação, instalação, manutenção e operação de Sistemas de Compartilhamento com e sem Estação em Belo Horizonte, com o objetivo de ampliar o atendimento desses sistemas para outras áreas da cidade.

 

Para usar as bicicletas compartilhadas, é só baixar o aplicativo Bike BH pelo Play Store ou Apple Store e fazer o cadastro. Acesse e saiba mais no site do BIKE BH.

 

 

Investimentos na rede de ciclovias

A BHTrans dá início, na próxima semana, à elaboração de um projeto de 51 km de ciclovias em vias da cidade que alimentam a rede de transporte público por ônibus, de modo a promover a integração modal bicicleta/ônibus e complementando trechos de infraestrutura cicloviária já implantados anteriormente.

 

Será feito também um trabalho de revisão e elaboração do projeto executivo de infraestrutura da ciclovia da orla da Lagoa da Pampulha para que os 7,5 km da ciclovia que atualmente estão na pista de rolamento sejam instalados no nível da calçada. O objetivo é dar continuidade aos 11 km restantes já implantados dessa forma, assegurando mais segurança para os ciclistas.

 

 

Zona 30 - Intervenções Temporárias na Lagoinha e no Bairro Confisco

A Prefeitura, por meio da BHTrans, realizou intervenções em dois trechos da rua Diamantina, na Lagoinha, dentro do projeto Zona 30, que limita a velocidade para veículos, em vias locais, a 30km/h, dando prioridade a quem anda a pé, de bicicleta ou tem mobilidade reduzida. A ação foi feita com objetivo de preparar o local para o Festival Cura – Circuito Urbano de Arte, de 5 a 15 de setembro. Com o envolvimento do Instituto Viva Lagoinha, esses trechos da rua tiveram sua sinalização alterada com inserção de desenhos artísticos, de modo a promover a redução da velocidade na via, convidando as pessoas a permanecer nos novos espaços de convivência criados.

 

No próximo dia 16/9, e até o dia 22, a intervenção será nas ruas do entorno da Escola Municipal Anne Frank, no bairro Confisco. Com recursos do “urbanismo tático”, para levar mais segurança para pedestres e ciclistas, em especial para os alunos da escola. Esse projeto integra um conjunto de ações previstas para o mês da mobilidade e terá apoio do instituto Wuppertal, da Alemanha, que este ano lançou o projeto “Ambientalízate!” e apoiará cidades parceiras na América Latina com ações de sustentabilidade.

 

Veja no mapa os locais das estações do novo Sistema de Bicicletas Compartilhadas

 

Locais das estações do novo Sistema de Bicicletas Compartilhadas