Pular para o conteúdo principal

Sessão no Cine Santa Tereza celebra o cinema espanhol
Embrujo

Sessão no Cine Santa Tereza celebra o cinema espanhol

criado em - atualizado em

Uma homenagem ao patrimônio cinematográfico da Espanha. Assim pode ser classificado o “Dia do Cinema Espanhol”, que acontece nesta sexta-feira (6), a partir das 19h, no Cine Santa Tereza. Neste ano, o filme selecionado para exibição foi “Embrujo” (1947, classificação 14 anos), dirigido por Carlos Serrano de Osma e protagonizado por Lola Flores e Manolo Caracol, duas estrelas incontestáveis da música e dança flamencas. O evento está na 3ª edição e é realizado pelo Instituto Cervantes, com o apoio da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura.

Os ingressos para a sessão são gratuitos e podem ser retirados no site da Sympla. Uma quota de 50% dos bilhetes é reservada para distribuição no próprio cinema, 30 minutos antes das sessões. A programação completa do Cine Santa Tereza pode ser consultada no Portal Belo Horizonte.

O filme, de 1947, é uma raridade na qual a expressão mais revolucionária do flamenco em palco se cruza com um cinema de pretensões inovadoras e pioneiras que, como era de esperar, teve uma recepção difícil entre o público da época, cujas expectativas se dirigiam para um cinema mais convencional. Com produção e proposta estética diferentes do cinema espanhol do momento, o filme dialogava com a visualidade do expressionismo cinematográfico através de uma encenação e montagem que se situavam no melhor cinema europeu de vanguarda do início do século XX.

“Embrujo é uma joia cinematográfica e um pulso sobre um momento em que uma das raízes folclóricas mais quentes do século XX – o flamenco – conseguiu expressar-se através do meio predominante da época – o cinema”, comenta o diretor do Instituto Cervantes de Belo Horizonte, Eduardo Maura. 

A exibição da obra serve também para celebrar o centenário do nascimento de Lola Flores, que depois desse filme teve uma carreira acelerada no cinema popular espanhol e em vários espetáculos de teatro e, mais tarde, na televisão, até se tornar um verdadeiro mito da cultura espanhola.

Serviço

Dia do Cinema Espanhol

Filme: “Embrujo”
(Carlos Serrano de Osma | Espanha | Drama | 1948 | 80 min I Classificação indicativa: 14 anos) 

Data:  6 de outubro, a partir das 19h

Ingressos gratuitos: www.sympla.com.br ou na bilheteria, 30 minutos antes da sessão

Local: Cine Santa Tereza – Rua Estrela do Sul, 89 – Santa Tereza (Praça Duque de Caxias)

Programação completa do Cine Santa Tereza: Portal Belo Horizonte.