Pular para o conteúdo principal

Servidor apaga fogo com extintor de incêndio
Foto: Divulgação / PBH

Secretaria de Planejamento promove capacitações em Segurança do Trabalho

20/05/2019 | 20:17 | atualizado em 21/05/2019 | 09:50

A Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão realiza, periodicamente, treinamentos e palestras sobre temáticas ligadas à área de Segurança do Trabalho. Voltada para servidores municipais, as capacitações têm como objetivo conscientizar e orientar os trabalhadores sobre determinados riscos presentes em suas funções, ambientes e atividades profissionais.

 

O curso “Uso de Sistema de Combate a Incêndio”, realizado na primeira quinzena de maio, foi um dos mais recentes realizados pela gerência de Segurança do Trabalho da Prefeitura de Belo Horizonte. Com a participação de funcionários do Almoxarifado Central da Secretaria Municipal de Saúde, o curso abordou, na teoria e na prática, as noções de combate a incêndio, uso do sistema de hidrantes e extintores e da prevenção contra incêndio.  

 

“Nossa gerência desenvolve várias ações para promoção e proteção da integridade dos servidores e colaboradores da Prefeitura”, afirma o gerente de Segurança do Trabalho, Fabiano Martins Costa. Com destaque para a prevenção, o treinamento foi ministrado pelos servidores Lourivaldo Pereira de Oliveira, engenheiro de Segurança do Trabalho, e Walysson Fernandes Vieira, técnico de Segurança do Trabalho.

 

 “Esse foco é em virtude da grande quantidade de líquidos inflamáveis encontrados no almoxarifado, bem como plásticos e papel. Daí a importância de se prevenir contra algum este tipo de sinistro”, explicou o engenheiro.

 

Durante a aula prática os participantes aprenderam a usar os extintores de diferentes tipos e testaram todos os hidrantes do almoxarifado. Eles também aperfeiçoaram seus conhecimentos sobre identificação de situações de risco, evacuação de área e etapas do ciclo do fogo. “Todos os servidores e terceirizados participaram da qualificação. Foi uma manhã muito agradável e produtiva”, explicou o engenheiro.

 

Para Guilherme Sorares, gerente do Almoxarifado, o treinamento foi excelente. “As partes teórica e prática foram bem dinâmicas, o que despertou o interesse de todos participantes. As Informações passadas foram úteis. É fundamental para o almoxarifado o trabalho de prevenção de incêndio para garantir que os colaboradores adotem uma postura mais segura em caso de sinistro. A prevenção ajuda também a fazer com que os colaboradores se tornem mais responsáveis com os equipamentos de segurança”, considerou.

 

Órgãos municipais podem solicitar palestras e treinamentos diversos relacionados à Segurança do Trabalho. Para isso, devem enviar um e-mail para segurancadotrabalho@pbh.gov.br ou entrar em contato pelo telefone 3246-0516.


Últimas Notícias

Pátio de veículos da BHTrans, com mais de 20 veículos, durante o dia. BHTrans realiza, nos dias 2 e 3 de outubro, leilão de veículos apreendidos 

O edital e a lista de veículos do leilão foram publicados no último sábado, dia 13/9, no Diário Oficial do Município.

17/09/2019 | 00:10
Rua semi-interditada com sinalização da BHTrans e um cartaz com os dizeres: "30 km. Área com redução de velocidade". Prefeitura leva projeto Zona 30 ao bairro Confisco esta semana

O bairro Confisco recebe, a partir desta semana, o projeto Zona 30, que limita a velocidade para veículo em vias locais, a 30km/h.

16/09/2019 | 19:19