Pular para o conteúdo principal

quadrilha de festa junina dançando no arraial de belo horizonte
Foto: Fernando Teixeira

Quadrilha do Arraial de Belo Horizonte leva o título do Concurso Nacional

criado em - atualizado em

A quadrilha São Gererê foi a grande vencedora do Concurso Nacional de Quadrilhas Juninas 2018, realizado no último domingo, dia 26, em Boa Vista, Roraima. Além do título, a agremiação também levou os prêmios individuais de melhor figurino, repertório e marcador. O resultado mostra a qualidade das quadrilhas da capital mineira, que apresentaram um verdadeiro show na edição deste ano do Arraial de Belo Horizonte. No concurso municipal, a São Gererê ficou em terceiro lugar. Essa é a primeira vez que um grupo de quadrilha mineiro leva o título nacional para casa. 

A São Gererê representou Minas Gerais por ter sido a campeã do Concurso Municipal de Quadrilhas de 2017. O enredo apresentado, no entanto, foi o mesmo levado ao tablado no Arraial de Belo Horizonte 2018, no dia 1º de julho, e representa o desastre do rompimento da Barragem do Fundão, que atingiu cidades de Mariana e Bento Rodrigues. 

“Essa vitória é um fato histórico para a trajetória do movimento junino do nosso Estado. Além disso, pudemos levar mais uma vez essa causa super importante, que é o rompimento da barragem em Bento Rodrigues, para o Brasil todo. Para ninguém se esquecer desse crime ambiental que trouxe impactos para todo o Rio Doce, de Minas até o Espírito Santo”, diz Jadison Nantes, presidente da quadrilha São Gererê. 

Jadison ainda explica que, no ano que vem, quem irá representar Minas Gerais no concurso nacional será a quadrilha Fogo de Palha, vencedora do Arraial de Belo Horizonte deste ano. 


Concurso Nacional de Quadrilhas

O concurso Nacional de Quadrilhas foi realizado na Praça Fábio Marques Paracat, em Boa Vista, Roraima, no último domingo, 26. Promovido pela Federação Roraimense de Quadrilhas Juninas (Ferquaj) em parceria com a Confederação Brasileira de Entidades de Quadrilhas Juninas e apoio da Prefeitura de Boa vista, o evento reuniu diversas culturas na cidade do extremo norte do Brasil e garantiu o fortalecimento e enriquecimento cultural do movimento quadrilheiro.