Pular para o conteúdo principal

Prefeitura, Mercado de Origem e familiares inauguram Memorial Fernando Sabino
Foto: Divulgação/Cinemateca

Prefeitura, Mercado de Origem e familiares inauguram Memorial Fernando Sabino

criado em - atualizado em

A literatura mineira e brasileira ganha um novo espaço de reverência e celebração. Neste sábado (14), às 11h30, será inaugurado, no Mercado de Origem, no Bairro Olhos D´Água, o Memorial Fernando Sabino. Este espaço foi criado para homenagear e preservar o legado do escritor belo-horizontino, cujas obras e vivências marcaram gerações de leitores com sua prosa envolvente e espirituosa. A homenagem é uma realização do Instituto Fernando Sabino em parceria com o Mercado de Origem e a Prefeitura de Belo Horizonte.

O Memorial Fernando Sabino abrigará exposição permanente e um centro de pesquisa dedicados à vida e à obra do escritor, oferecendo aos visitantes uma imersão no legado literário do autor. O espaço contará com um calendário anual de atividades culturais e educativas, incluindo mostras de cinema, biblioteca, workshops e outras iniciativas voltadas para a promoção da literatura e o fomento à pesquisa.

Para Bernardo Sabino, filho do escritor, este será o primeiro memorial dedicado ao escritor belo-horizontino. “Não tenho dúvidas que este espaço estará consolidado em pouco tempo e se transformará em um importante ponto turístico e cultural na capital mineira, e atraindo visitantes, pesquisadores e admiradores de todo o Brasil para a obra do meu pai”, comemora.

De acordo com Eliane Parreiras, secretária municipal de Cultura, este é um projeto de grande importância para Belo Horizonte, cidade natal de Fernando Sabino. “O Memorial Fernando Sabino será um ponto de encontro para todos aqueles que desejam conhecer a profundidade e o encanto da obra de um dos maiores nomes da literatura brasileira. Mais do que um espaço de memória, ele será um lugar vivo, que promove o aprendizado, a troca cultural e o gosto pela leitura”, enfatiza.

Bernardo Correia, presidente da Fundação Municipal de Cultura, reforça a importância desta homenagem.  “O Memorial é um tributo à nossa cultura e um presente para as gerações futuras, que terão a chance de conhecer e se inspirar na obra de Fernando Sabino. A cidade se orgulha de ter um espaço como este, que reforça a importância da literatura e da arte em nossa história”, completa.

A inauguração do Memorial é mais uma das várias homenagens prestadas ao escritor, que completaria 100 anos em 2023. Além da inauguração do memorial, entre os tributos realizados ao longo deste ano, destacam-se a instituição de 2024 como o Ano Nacional do Escritor, por meio de lei federal, e o lançamento de um selo comemorativo pelos Correios, que também será apresentado durante a cerimônia de abertura do Memorial.

Fernando Sabino – (1923-2004)

Fernando Tavares Sabino foi escritor, contista, cronista, colunista, professor, jornalista e empresário brasileiro. Nasceu em Belo Horizonte, em 12 de outubro de 1923. O gosto pela literatura começou na infância, quando a mãe o ensinou a ler e escrever. Na adolescência, já escrevia contos e crônicas, que eram publicados em revistas e submetidos a concursos literários. Além de ser contista, Sabino também adquiriu o hábito de escrever cartas quando prestou serviço militar. Ele mandava correspondências para os amigos de infância – e também escritores – Hélio Pellegrino, Otto Lara Resende e Paulo Mendes Campos. Posteriormente, passou a trocar correspondências com Mário de Andrade e Clarice Lispector. Essas conversas foram reunidas nos livros Cartas a um jovem escritor e suas respostas (2003) e Cartas perto do coração – correspondência com Clarice Lispector (2001). As principais obras são O encontro marcado (1956) e O grande mentecapto (1979), e o conto de maior repercussão é O Homem Nu. Morreu em 2004, por conta de um câncer de fígado.

Serviço |Inauguração do Memorial Fernando Sabino

Local: Mercado de Origem (Rua Adriano Chaves e Matos, 447 - Olhos D'Água)
Data: sábado (14), a partir das 11h30

Programação completa

11h30 - Abertura oficial

- Descerramento da placa e lançamento do selo comemorativo dos 100 anos de Fernando Sabino pelos Correios.
- Cortejo literário da atriz Nallu Moura, com trechos do espetáculo “A Galinha Fernanda” e declamações de Milo Sabino
- Oficina de arte-educação com a dupla de animadores Mestre Amâncio e Salin de Sá no Rooftop de Alimentação, apresentando o espetáculo “Reciclando Sabino”.

15h – Oficinas e intervenções

- Show com o Gláucio Barbosa e participação de Bernardo Sabino
- Oficina de lambe-lambe com Gilberto Todt
- Intervenções artísticas com Nallu Moura e Milo Sabino

18h – Cortejo Charanga Pop, com o músico João Viana

19h – Apresentação da banda Ritmos Urbanos e convidados

Atividades ao longo do dia

Artistas plásticos farão intervenções no espaço do Memorial, ilustrando frases marcantes de Fernando Sabino.