Pular para o conteúdo principal

Projeto da PBH para margens do Ribeirão do Onça é contemplado em edital da ONU
Divulgação/PBH

Projeto da PBH para margens do Ribeirão do Onça é contemplado em edital da ONU

criado em - atualizado em

O Projeto da Prefeitura de Belo Horizonte “Comunidade do Vale: novos usos para as margens do Ribeirão do Onça”, nos bairros Ribeiro de Abreu, na Região Nordeste, e Novo Aarão Reis, na Norte, foi contemplado no Programa Global de Espaços Públicos da ONU-Habitat. A iniciativa foi selecionada pela organização internacional dentre diversas propostas de cidades ao redor do mundo. O acordo de cooperação entre a PBH e a ONU está promovendo a reestruturação das áreas de risco remanescentes das remoções das famílias que viviam às margens do curso d´água, com a construção de quadras, pistas de caminhada e espaços de lazer. Os locais e as intervenções que estão sendo realizadas pela Prefeitura foram escolhidas em parceria com a comunidade. As obras começaram em julho, com previsão de término ainda neste ano.

Os projetos estão sendo desenvolvidos com intuito de criar espaços sustentáveis em áreas de proteção ambiental, considerando as diretrizes do Plano Diretor da capital.  A Urbel, por meio do trabalho social do PAC Bacias, iniciou em 2015 o cadastramento de mais de 1.500 famílias e a remoção das moradias em locais de alagamento. Após o reassentamento das famílias, as áreas remanescentes foram destinadas para a construção de campo de futebol, criação de hortas comunitárias, plantio de mudas diversas e a instalação de brinquedos, mesas e bancos. 

De acordo com a diretora de trabalho Técnico Social da Urbel, Ana Flávia Martins, o reconhecimento é fruto da parceria de sucesso com os moradores. “Por meio de ações sociais, conseguimos desenvolver um projeto muito próximo ao tão sonhado pelos moradores da região. E esse reconhecimento da ONU é um impulso ainda maior para a população conquistar outros espaços e se apropriar dos equipamentos construídos para o uso coletivo”, disse a diretora. 

Intervenções

Novo Aarão Reis: construção de pista de caminhada, implementação de pomar agroflorestal junto à horta já organizada pela comunidade, novo parque infantil com brinquedos, paisagismo e mobiliário urbano.

Ribeiro de Abreu: construção de pista de caminhada, renovação do parque infantil com brinquedos, paisagismo e mobiliário urbano, instalação de alambrado e renovação do campo de futebol existente.

Segundo o subsecretário de Planejamento Urbano, da Secretaria de Política Urbana, Pedro Maciel, os projetos estão considerando as intervenções que já estavam sendo desenvolvidas pela comunidade, como as hortas comunitárias, e incrementando outras como as agroflorestas.

Ainda de acordo com ele, os parquinhos que serão implantados foram pensados em conjunto com as crianças, a partir das oficinas realizadas com elas. A pista de caminhada também trará novas possibilidades de lazer, além de potencializar o uso do espaço público. “Essas intervenções, além de promoverem espaços de lazer e convívio, favorecem o engajamento social dos moradores, evitam novas ocupações de moradias em áreas de risco, diminuindo a possibilidade de inundações. Este projeto faz parte de um plano maior de integrar as margens do Ribeirão do Onça e é entendido como uma referência para os próximos”, ressalta o subsecretário.